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dc.contributor.authorPires, Sabrina dos Santos, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherBoueri, Iasmin Zanchi, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-29T14:25:15Z
dc.date.available2021-01-29T14:25:15Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69322
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Iasmin Zanchi Boueript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 158-162pt_BR
dc.description.abstractResumo: O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é considerado, uma ferramenta instrucional utilizada para minimizar as barreiras do processo de ensino-aprendizagem dentro das salas de aula regulares, bem como se apresenta como um facilitador no processo de inclusão escolar de alunos Público-Alvo da Educação Especial (Paee). Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever o processo de a implementação de um programa educacional de intervenção a partir da proposta do DUA para alunos Paee e com desenvolvimento neurotípico inseridos no Ensino Fundamental I, de um município da Região Metropolitana de Curitiba. Foram participantes 7 alunos de três turmas do Ensino Fundamental I e 4 professoras das respectivas turmas participantes. O estudo se caracteriza como uma pesquisa quase-experimental, que leva em consideração para coleta e análise de dados um delineamento de sujeito único do Tipo AB com grupo controle. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, a saber: Etapa 1 - com aplicação da Linha de base nas três turmas participantes (TA, TB e TC), destaca-se que a TC permanece como grupo controle em Etapa 1 durante todo o estudo; Etapa 2 - com sessões teóricas junto as professoras da TA e TB e Etapa 3, também realizado com as turmas TA e TB, com aplicação das sessões práticas e construções de materiais. Os resultados desta pesquisa apresentam sobre os Princípios do DUA nas turmas A e B, uma expressiva gama de ações positivas se em comparativo com momentos onde não acontecem de forma planejada, apresentando-se de fato inclusivas e permeando a diversidade das salas de aula. Já sobre os comportamentos de todos os alunos durante a Etapa 3, observase que entre os ganhos ligados a implementação do DUA como currículo, estão por exemplo, maiores oportunidades de ações colaborativas entre o corpo docente e ações onde o aluno seja o centro do processo de ensino e aprendizagem. Em contrapartida a esses resultados os participantes da Turma TC, que não foram expostos ao programa de intervenção, não apresentaram alteração quanto a estratégias utilizadas e nem melhora no desempenho dos alunos envolvidos, demonstrando desta forma um controle experimental a ser considerado para futuras discussões. Ao final, foi possível verificar que a proposição de um programa de intervenção em salas de aula regulares, a partir dos princípios do DUA apresenta resultados expressivos e promissores que devem ser considerados, em relação a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com desenvolvimento neurotípico e dos alunos Paee. Palavras-chave: Desenho Universal para a Aprendizagem; Práticas Inclusivas na Educação; Ensino Fundamental I; Aluno Público-Alvo da Educação Especial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Universal Design for Learning (UDL) is considered an instructional tool to minimize the challenges in the teaching-learning process in general classrooms and to facilitate the process of inclusive education of the students who are Target-Audience of Special Education (TASE). The general objective of this research was to describe the course of implementation of an UDL-based educational intervention program, both for TASE students and those with neurotypical development, in an Elementary School in the Metropolitan Area of Curitiba. The focus group for this study was composed of 7 students, from 3 different classes of the Elementary School, as well as 4 of these classes' teachers. The study itself is characterized as a quasi-experimental research which takes into consideration, for the collection and analysis of data, a single-subject, AB delineation with a control group. The research has been developed in three stages, namely: Stage 1 - application of the base line in the three participating classes (CA, CB and CC), with notice to the fact that CC remains as a control group in Stage 1 during the entirety of the study; Stage 2 - theory sessions alongside the teachers of CA and CB; and Stage 3 - also developed with classes CA and CB, with the application of practical sessions and the building of materials. The results of this research, concerning UDL principles in classes CA and CB, present an expressive gamut of positive actions, if compared with moments when the actions are not planned, going as far as to present themselves as inclusive and permeating of the diversity of the classes. Concerning the behaviour of all students during Stage 3, it was observed that the gains connected to the implementation of the UDL as part of the curriculum include, as an example, greater opportunities for collaborative actions among faculty members as well as actions that put the student in the center of the teaching-learning process. In contrast to these results, the participants from CC, who weren't exposed to the intervention program, showed no alteration regarding the strategies applied, nor any improvement could be observed in the performance of the observed students, thus showing an experimental control to be considered in future discussions. At the end, it was possible to verify that the proposition of an educational intervention program in general classrooms, stemming from the principles of UDL, shows expressive and promising results that should be taken into consideration, in regards to the improvement of the teaching-learning process of TASE students as well as neurotypical students. Keywords: Universal Design for Learning; Inclusive Practices in Education; Elementary School; Target-Audience of Special Education Student.pt_BR
dc.format.extent189 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesenho universal para a aprendizagem aplicado a alunos público-alvo da educação especial no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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