Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFernandes, Renato Izac, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-29T18:50:31Z
dc.date.available2021-01-29T18:50:31Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69301
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra. Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 13/07/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 102-113pt_BR
dc.description.abstractResumo: O avanço da tecnologia promove mudanças de hábitos e transformações na sociedade contemporânea. No contexto educacional, espera-se que a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) possam alterar práticas pedagógicas com o propósito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, para que isso ocorra é necessário que o professor desenvolva determinadas habilidades e competências. Partindo da premissa de que a rede privada de ensino conta com funcionário responsável pela TI, manutenção e equipamentos disponíveis, além de uma boa conexão à internet, ambiente propício, plataforma digital e outros aparatos tecnológicos, definimos então o problema de pesquisa: Quais desafios os professores de física do ensino médio, das escolas privadas de Curitiba, enfrentam para implantar às tecnologias nas suas aulas? Para responder a essa pergunta propusemos como objetivo geral, investigar a apropriação das TIC/TDIC incorporada à prática pedagógica e aos desafios que os professores de Física do ensino médio, das escolas privadas de Curitiba, passam com relação às tecnologias. Quanto à fundamentação teórica da Cibercultura, bem como a Inserção das tecnologias na sociedade contemporânea e a relação entre as tecnologias e suas aprendizagens, utilizamos como referencial teórico: Lévy (1999), Lemos (2015), Brito (2015), Moran (2007,2013,2015) e Valente (1998, 2018). A pesquisa se inscreve numa abordagem de cunho qualitativo e os instrumentos utilizados para a constituição dos dados foram: questionários online previamente estruturados, que contaram com a participação de 28 professores de física, dentre os quais 3 professores foram selecionados para a entrevista semiestruturada, os quais atenderam aos seguintes critérios: faixa etária até 29 anos, ou de 30 a 39 anos ou acima dos 40 anos; utilizar ao menos 50% das tecnologias físicas e mídias digitais apresentadas no questionário online na sua prática pedagógica. Utilizamos como referencial teórico os autores Bogdan e Biklen (1994), Moreira e Caleffe (2006), Lüdke e André (2012), Braun, Clarke e Gray (2019). Apresentamos duas categorias de análise: Tecnologias Físicas - a identificação do equipamento físico utilizado pelo professor e sua compreensão como atribuição no trabalho docente e Fatores Institucionais - cursos de formação continuada sobre a inserção das tecnologias nas práticas pedagógicas. Os resultados mostraram que os desafios dos professores estão na dificuldade da realização do planejamento e na execução de atividades com a inserção das TDIC na sua prática pedagógica. A pesquisa aponta que os professores com mais tempo de docência se encontram em uma fase de apropriação em que as novas metodologias convivem com as tradicionais, na busca de ganhos pedagógicos. As instituições têm proporcionado cursos de capacitação, que não têm alcançado a expectativa dos docentes, pois esses não são ouvidos sobre suas reais necessidades formativas. Palavras-chave: Tecnologias digitais da informação e comunicação. Ensino Médio. Física. Prática de professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The advancement in technology promotes corresponding changes in habits and transformations in contemporary society. In the educational context, it is expected that the use of digital information and communication technologies (DICT), can change pedagogical practices in order to enhance the teaching-learning process. However, in order for this to happen, it is vital that the teacher has the necessary skills and competences. Based on the premise that the private school network, has an employee responsible for IT, maintenance and available equipment, in addition to a good internet connection, a favorable environment, a digital platform, and other technological devices. It defines the research problem: what challenges do high school physics teachers, from private schools in Curitiba, face with new technologies? To answer this question, we defined the general objective to investigate the appropriation of ICT / DICT incorporated into the pedagogical practice and to study the challenges that high school physics teachers, in private schools in Curitiba, face regarding the use of technologies. As for the theoretical foundation of Cyberculture, as well as the use of technologies in contemporary society and the relationship between technologies and learning, used as a theoretical reference: Lèvy (1999), Lemos (2015), Brito (2015), Moran (2007,2013,2015) and Valente (1998, 2018). The research is part of a qualitative approach and the instruments used to compose the data were: previously structured online questionnaires, with the participation of 28 physics teachers and 3 physics teachers in the semi-structured interview, which met the criteria: age group up to 29 years old, or 30 to 39 years old or over 40 years old; use at least 50% of the physical technologies and digital media presented in the online questionnaire in their pedagogical practice. We used the authors Bogdan and Biklen (1994), Moreira and Caleffe (2006), Lüdke and André (2012), Braun, Clarke, and Gray (2019) as a theoretical reference. We present two categories of analysis: Physical Technologies - the identification of the physical equipment used by the teacher and its understanding as an assignment in teaching work, and Institutional Factors - continuing education courses on the use of technologies in pedagogical practices. The results show that teachers have different levels of technological appropriation. The results show that teachers have different levels of technological appropriation. Teachers with more teaching time are in the second phase of appropriation since new methodologies coexist with traditional ones in the search for pedagogical gains, and technology is no longer used only because it is technology, the class is well planned and the objectives are clear and defined. The institutions are providing training, but they are not reaching the expectations of teachers, as the teacher is not yet heard of their real needs. Keywords: Digital information and communication technologies. High school. Physics. Teacher practice.pt_BR
dc.format.extent134 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de fisicapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProfessores de física em tempo de cibercultura : a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas do ensino médio nas escolas da rede privada de ensinopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples