Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza-Lima, José Edmilson dept_BR
dc.contributor.authorKahlau, Camila, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherFloriani, Dimas, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimentopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-07T14:31:12Z
dc.date.available2022-02-07T14:31:12Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69188
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Edmilson de Souza-Limapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Dimas Florianipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 27/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 169-175pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta tese pauta-se em analisar criticamente de que forma o sujeito moderno/ocidental meditante se configura (e se ressignifica) no contexto da crise do desenvolvimento hegemônico. Para tanto, foi criada a categoria "sujeito moderno/ocidental meditante" que se refere ao sujeito biossociocultural inserido no contexto cultural/social da modernidade ocidental e que se apropria da meditação como uma prática terapêutica/espiritual cotidiana. Essa categoria também representa a unidade que conduz o processo de reflexão sobre a crise do conceito hegemônico de desenvolvimento - considerando a existência de um entrelaçamento entre as crises pessoais, sociais, ambientais, econômicas e políticas. Escolheu-se como método o estudo de campo com a aplicação das técnicas de observação e entrevista não estruturada (aberta) realizadas com pessoas que praticam meditação na cidade de Curitiba, independentemente de apresentarem ou não vínculos institucionais com a tradição budista. Como resultado, obteve-se que os elementos de crise pronunciados pelos sujeitos modernos/ocidentais meditantes dialogam com amadurecimentos advindos da Nova Era, dos conceitos pós-desenvolvimentista e decolonial, da modernidade reflexiva e da noção de um self ecológico; questionando um modo de vida pautado exclusivamente na medicina especializada, no pensamento fragmentado, na racionalidade instrumental, na transcendência divina, no dualismo, no materialismo e na devastação ambiental. Ressaltou-se que a crise vivenciada pelos meditantes não é de caráter material, de forma que a ideia de progresso como evolução monetária, linear e etapista cede lugar a um desenvolvimento que é, antes de mais nada, identificado à aquisição de habilidades como resiliência emocional; à capacidade de criar uma vida consistente de sentido existencial; e à educação espiritual. Sob tal perspectiva, o tema da emancipação é enriquecido com a reflexão de que, por meio do silêncio da meditação, os sujeitos modernos/ocidentais estão se ressignificando, atitude que pode vir a se caracterizar como um ato político à medida que essa transformação pessoal promove consequentemente transformações socioambientais. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Crise. Desenvolvimento. Meditação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this thesis is to critically analyze how the modern/western meditator is configured (and resignified) in the context of the hegemonic development crisis. For this purpose, the category "modern/western subject meditator" was created, which refers to the biosocociocultural subject inserted in the cultural/social context of western modernity and who appropriates meditation as a daily therapeutic/spiritual practice. This category also represents the unit that leads the process of reflection on the crisis of the hegemonic concept of development - considering the existence of an interconexion between personal, social, environmental, economic and political crises. The field study was chosen as the method with the application of observation techniques and unstructured (open) interviews conducted with people who practice meditation in the city of Curitiba, regardless of whether or not they have institutional ties with the Buddhist tradition. As a result, we obtained that the elements of crisis pronounced by the modern/western subjects meditators dialogue with reflections arising from New Age, Post-Development and Decolonial concepts, Reflexive Modernity and the notion of an Ecological Self; which means a questioning about a life based exclusively on specialized medicine, fragmented thinking, instrumental rationality, divine transcendence, dualism, materialism and environmental devastation. It was emphasized that the crisis experienced by meditators is not of a material nature, so the idea of progress as monetary, linear and stage evolution gives way to a development that is, first of all, identified with the acquisition of skills such as emotional resilience; the ability to create a consistent life in an existential sense; and spiritual education. Under this perspective, the theme of emancipation is enriched with the reflection that, through the silence of meditation, modern/western subjects are resignifying themselves, an attitude that may come to be characterized as a political act as this personal transformation promotes consequently socio-environmental transformations. Key-words: Interdisciplinarity. Crises. Development. Meditation.pt_BR
dc.format.extent181 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectCrisept_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleA crise do desenvolvimento hegemônico sob a perspectiva da crise do sujeito moderno/ocidental meditantept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples