A filologia musical como ferramenta no processo editorial crítico de Le Fortune di Rodope e Damira (1657) di Aurelio Aureli e Pietro Andrea Ziani
Date
2020Author
Kayser, Márcia Eloiza, 1972-
Metadata
Show full item recordSubject
Opera - Veneza (Italia) - Sec. XVIIMúsica
Aureli, Aurelio
Ziani, Pietro Andrea, 1616-1684
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Tese DigitalAbstract
Resumo: Este trabalho é um estudo de caso no processo editorial crítico da ópera Le fortune di Rodope e Damira de Aurelio Aureli e Pietro Andrea Ziani, através da metodologia da filologia musical. São expostos alguns problemas textuais básicos no que concerne o repertório tão específico dos seiscentos italiano. Propomos a provisão de algum entendimento sobre a natureza crítica da filologia adquirindo específico léxico da disciplina e um esboço básico do assunto, com um ponto de vista sistemático e histórico. Palavras-chave: Edição crítica. Filologia musical. Le fortune di Rodope e Damira. Ópera veneziana do século XVII. Anna Renzi. Abstract: This work is a case study in the critical editorial process of the opera Le fortune di Rodope e Damira by Aurelio Aureli and Pietro Andrea Ziani, through the methodology of musical philology. Some basic textual problems are exposed with regard to the repertoire so specific of the Italian seventeenth century. We propose to provide some understanding of the critical nature of philology by acquiring a specific lexicon of the discipline and a basic outline of the subject, with a systematic and historical point of view. Keywords: Critical Edition. Musical philology. Le fortune di Rodope e Damira. 17th Century Venetian Opera. Anna Renzi.
Collections
- Teses [33]