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dc.contributor.advisorKnechtel, Maria do Rosário, 1930-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Zenilda Ribeiro da, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherFoppa, Carina Catiana, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherSouza-Lima, José Edmilson dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimentopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-07T14:58:59Z
dc.date.available2022-02-07T14:58:59Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/69095
dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a): Maria do Rosário knechtelpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof(a). Dr(a): Carina Catiana Foppa e Prof. Dr:José Edmilson de Souza Limapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 31/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 157-162pt_BR
dc.description.abstractEsta tese, elenca os processos de formação de uma educadora ambiental, as suas práticas na escola; e uma pesquisa com alunos e Lideranças comunitárias do município de Araucária-PR. Na procura de alternativas ao desenvolvimento, buscase um olhar para educação, por meio da compreensão de um fenômeno - que é a Educação Popular com suas aproximações com a Educação Ambiental, e como ambas podem influenciar a Educação formal, em um movimento externo à escola, que se associa e influência a escola tradicional. O objetivo geral foi investigar o papel das lideranças comunitárias do município de Araucária, em relação aos processos de Educação Ambiental e seus possíveis reflexos na autonomia dos sujeitos dessas periferias frente às problemáticas socioambientais, assim como a sua influência da Educação Ambiental na e na Educação formal. Portanto, a análise desse fenômeno se dá em uma matriz urbana, com ênfase nos aspectos relacionados à Educação Ambiental. Foi verificada a possibilidade de inserção de saberes não institucionalizados às práticas socioambientais educativas formais e não formais. O referencial teórico, trouxe Norbert Elias, com o processo Reticular, Paulo Freire e suas concepções de Educação Popular e a Educação Ambiental. A construção da pesquisa passa, pela reeducação da pesquisadora em relação aos processos de Educação Formal, até os estudos da Educação Popular. O trabalho deu-se em duas etapas complementares, a etnografia da construção da educadora ambiental e a pesquisa de campo com líderes comunitárias. Verificou-se que: Os líderes têm um conhecimento do território, e possuem um vínculo afetivo com ele. Os alunos têm pouco conhecimento do território. Nas políticas públicas do município de Araucária a participação popular é prevista na Educação Ambiental. Palavras-chave: 1. Etnografia. 2. Educação Ambiental 3. Líder Comunitário 4. Educação formal 5. Educação popular.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis lists the environmental educator training processes, her school practices; and a survey of students and community leaders of Araucária municipality in Paraná state. In the search for development alternatives, a look at education is sought, through the understanding of a phenomenon - which is Popular Education with its Environmental Education approaches, and how both influence formal Education, in a movement outside the school, which associates with traditional school and influences it. The general objective was to investigate the community leader's role in the Araucária municipality, related to the Environmental Education processes and their possible reflexes on the peripheries subject's autonomy in face of socioenvironmental problems, as well as their influence on Environmental Education in and in Formal Education. This phenomenon analysis takes place in an urban matrix, the emphasis was taken on aspects related to Environmental Education. It was verified the inserting non-institutionalized knowledge possibility into formal and nonformal educational socioenvironmental practices. The theoretical framework brought Norbert Elias, with the Reticular process, Paulo Freire, and his conceptions of Popular Education and Environmental Education. The research construction involves the researcher's re-education concerning the Formal Education processes, until the Popular Education studies. The work took place in two complementary stages, the ethnography of the construction of the environmental educator and the field research with community leaders. It was found that: The leaders have a territory knowledge and have an affective bond with it. The students have little territory knowledge. In the Araucária municipality public policies, popular participation is provided in Environmental Education. Keywords: 1. Ethography. 2. Environmental Education 3. Community Leadership 4. Formal Education 5. Popular Education.pt_BR
dc.format.extent168 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectLiderança comunitariapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleDialogando com o sujeito educador ambiental : desafios, possibilidades e construções da educação ambiental no Município de Araucária-PRpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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