Regimento, normas internas
View/ Open
Date
1987-07-15Author
FUNAI
FUNAI.Coordenadoria De Administração E Finanças/Coordenadoria De Controle Orçamentário (Cco)
Metadata
Show full item recordSubject
FUNAI;ARTESANATO INDÍGENA;
CONTROLE ORÇAMENTÁRIO DA FUNAI;
REGIMENTOS INTERNOS DA FUNAI
TELECOMUNICAÇÕES;
PROCURADORIA JURÍDICA - FUNAI;
ROMERO, JUCÁ - PRESIDENTE FUNAI;
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
OtherAbstract
RESUMO
O documento se inicia a partir da solicitação do Presidente da FUNAI para que a supervisão contábil das unidades descentralizadas da FUNAI seja de responsabilidade da Coordenação de Administração e Finanças/Coordenadoria de Controle Orçamentário (CCO). A partir disso, são documentadas as respostas do Coordenador desse setor, bem como a proposição das normas internas da CCO, que contém discriminação detalhada das competências da Coordenadoria e de suas responsabilidades em relação a diversos setores de ação da FUNAI.
As normas internas da CCO foram aprovadas pelo presidente, e em seguida é documentada oficialmente a Norma Organizacional da Coordenadoria de Controle Orçamentário, incluindo a discriminação das competências, da organização e das atribuições, apresentando também um organograma e anexos correspondentes. Estão presentes algumas versões do documento, com revisões e correções de termos utilizados e de especificações sobre a organização da CCO. Dentre os objetivos dessa ação está a agilização da CCO, para que possa responder em tempo hábil às demandas de execução orçamentária da FUNAI.
Em seguida, no mesmo documento, há o requerimento por parte do presidente para que haja também a aprovação das Normas Internas da Coordenadoria de Artesanato da FUNAI, solicitando a efetivação das normas dentro de um prazo de noventa dias. A finalidade dessas normas é implantar uma política de promoção cultural e comercial do artesanato indígena, preservando as tradições das comunidades e auxiliando em seu desenvolvimento social, cultural e econômico. Em seguida, são estabelecidas as normas no mesmo modelo da CCO, com as atribuições e estrutura da Coordenadoria, mas desta vez em relação ao setor de Artesanato. São propostas uma série de atividades que visam ao cumprimento desses objetivos, buscando estudar, pesquisar e apoiar a cultura material indígena. Novamente, são feitas as devidas correções e alterações nas normas antes de sua aprovação.
Também há o mesmo requerimento por parte da Procuradoria Jurídica (PRJ), que coordena e executa as ações jurídicas referentes à Fundação; são apresentadas as competências, organização, atribuições, incluindo questões como consultas nos processos de demarcação de terras. Ao contrário dos outros documentos, não são inclusas aqui as correções e alterações, nem a aprovação oficial dessas normas internas em específico.
Esse procedimento é realizado também pela Coordenadoria de Programação e Acompanhamento da FUNAI (CPA), que cuida de atividades como o tratamento técnico da documentação científica e material bibliográfico da instituição. Também é essa Coordenadoria que orienta e planeja questões relativas às áreas de saúde, educação e atividades produtivas. Suas normas internas estão separadas em quesitos de organização, competência e atribuições, contendo organograma e anexos (dentre eles, o do presidente da FUNAI, que aprova essas normas internas).
São documentadas também as normas internas da Coordenadoria de Informática (COIA). Está anexa a aprovação desta por parte do presidente, e a finalidade dessa Coordenadoria é a implantação, programação e acompanhamento de questões da Informática e Sistemas da Fundação. Há a designação das finalidades, da estrutura, das atribuições, e também estão anexos os documentos oficiais que designam o Coordenador da COIA (Frederico Costa de Albuquerque). Há também a nomeação do chefe do serviço administrativo da COIA (Ubirajara Baptista Bastos) e do chefe do serviço técnico da COIA (Rogério Salles Miranda).
Há o mesmo procedimento referente à Assessoria de Planejamento (APL), órgão central responsável pelo planejamento das atividades da FUNAI. O documento contém os princípios da APL, seus objetivos, atribuições, competências, organograma, seguida da aprovação dessas normas internas.
Por fim, o último dos órgãos da FUNAI especificados no documento é do Sistema de Telecomunicações, este mais detalhado por conter anexos da estrutura do sistema (com equipamentos utilizados, localização, descrição do sistema, definições etc.). São também dispostas as atribuições, finalidade, o sistema utilizado, sua estrutura, definições, competências, atribuições, procedimentos e afins. Em anexo, há uma série grande de documentos referentes a esquemas e diagramas de telecomunicações, explicitando as redes utilizadas e toda sua organização.
Collections
- Povos tradicionais [769]
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Instruções do com. Humberto Monteiro - Chefe da ASI, (Cap. de Mar. e Guerra) em 6 e 7/12/82, na 13a. DR”
MONTEIRO, Humberto (1982-12-15)Ofício com instruções do chefe da ASI Coronel Humberto Monteiro, na 13ª delegacia regional da FUNAI, aos chefes dos Postos Indígenas, provavelmente da 13ª delegacia, (Rio Grande do Sul). Encaminhado em 05/12/1982, nesse ... -
Relatório técnico de viagem
FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO - FUNAI (1979)Relatório de viagens realizadas à Delegacias Regionais objetivando conhecer as instalações e seus servidores em atendimento à solicitação da ASI -
Para que todos tenham vida
Funai; FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO - FUNAI (FUNAI, 1984-04-24)Documento reúne correspondência da FUNAI com suas Delegacias regionais, Postos Indígenas, Polícia Federal, e organizações de apoio aos índios como o CIMI, Operação Anchieta e demais organizações. Documentos que discutem ...