Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastilho, Marcos Alexandre, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorKuss, Fabiano Sardenberg, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-29T23:12:13Z
dc.date.available2021-12-29T23:12:13Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68836
dc.descriptionOrientador: Marcos Alexandre Castilhopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 15/07/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 89-99pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ciência da Computaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta tese e proposto um ecossistema educacional apoiado por computadores para a melhoria da infraestrutura computacional das instituicoes de ensino com o uso de tecnologias da informacao e comunicacao emergentes. O arcabouco conceitual proposto estende os conceitos de ecossistemas, complementa lacunas na literatura e oferece suporte para a construcao de um ambiente ubiquo, independente de contexto e continuo para o ensino e aprendizagem. As interacoes entre diferentes tipos de hardwares que colaboram entre si, em um contexto ambiental que aproxima o real e o virtual, sao definidas, detalhadas e experimentadas utilizando dispositivos emergentes. A pesquisa apresenta oportunidades de uso das tecnologias moveis, recursos da internet das coisas e single bord computers a partir do arcabouco conceitual proposto para apoiar o ensino presencial. Os conceitos, definicoes e experimentos apresentados podem ser aplicados as outras areas que demandem de solucoes para a absorcao de tecnologias da informacao e comunicacao em ambientes de intensa interacao entre recursos computacionais, pessoas e ambiente. Palavras-chave: informatica na educacao; tecnologia nas escolas; ecossistema educacional; internet das coisas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this thesis, an educational ecosystem supported by computers is proposed to improve the computational infrastructure of educational institutions with the use of emerging information and communication technologies. The proposed conceptual framework extends the concepts of ecosystems, complements gaps in the literature and provides support for the construction of a ubiquitous environment, independent of context and continuous for teaching and learning. The interactions between different types of hardware that collaborate with each other, in an environmental context that brings together the real and the virtual, are defined, detailed and experienced using emerging devices. The research presents opportunities for the use of mobile technologies, Internet of Things resources and single bord computers based on the conceptual framework proposed to support classroom teaching. The concepts, definitions and experiments presented can be applied to other areas that require solutions for the absorption of information and communication technologies in environments of intense interaction between computing resources, people and the environment. Keywords: informatics in education, technology in schools, educational ecosystem, internet of thingspt_BR
dc.format.extent99 p. : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleEcossistema educacional apoiado por computadores : um modelo para uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples