Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNascimento, Evandro Cardoso do, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherTeixeira, Cristina Frutuoso, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherFoppa, Carina Catiana, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherAzevedo, Natália Tavares dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimentopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-07T15:53:55Z
dc.date.available2022-02-07T15:53:55Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68833
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Cristina Frutuoso Teixeirapt_BR
dc.descriptionCoorientadoras: Prof.ª Dr.ª Carina Catiana Foppa, Prof.ª Dr.ª Natália Tavares de Azevedopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 30/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 146-159pt_BR
dc.description.abstractResumo: Na segunda metade do século XIX, os engenheiros participaram ativamente do projeto político imperial de transformar o Brasil em um estado nacional moderno e centralizado. Na província do Paraná, os planos imperiais se somaram aos planos provinciais e os engenheiros atuaram decisivamente nos projetos ferroviários e portuários que modernizaram os transportes e a economia da região. Entre 1871 e 1879, o projeto para a construção de uma ferrovia ligando o litoral ao primeiro planalto gerou diversos conflitos entre os engenheiros e as elites locais de Paranaguá e Antonina que reivindicavam o traçado da ferrovia. Dessa forma, considera-se o pressuposto de que os engenheiros são experts que manejam os processos técnicos do projeto de progresso e que transitam entre a ciência e a política. Caberia aos engenheiros, com a autoridade do saber técnico e científico, indicar qual das baías apresentava melhores condições para abrigar o principal porto e o início da primeira ferrovia da província. Na perspectiva da cientifização da política na modernidade, o objetivo desta tese é analisar a atuação dos engenheiros na configuração espacial das baías de Paranaguá e Antonina, considerando a articulação entre os fatores naturais, políticos e econômicos que definiram a ocupação e os usos dessas baías. A abordagem é realizada no âmbito da história ambiental, buscando compreender o debate entre os projetos de engenharia no conjunto das relações entre a sociedade e a natureza. A pesquisa é desenvolvida a partir da análise de relatórios dos engenheiros Eduardo José de Moraes, André Rebouças, Barão de Teffé, Jerônimo Rodrigues de Moraes Jardim e Henrique Eduardo Hargreaves, todos atuaram no litoral paranaense e produziram pareceres, muitas vezes divergentes, sobre as baías de Paranaguá e Antonina. Conclui-se que, a partir de uma ciência positivista, os engenheiros legitimaram os anseios de grupos políticos, liberais ou conservadores, que queriam promover o progresso enquanto projeto no qual o porto, integrado à ferrovia, iria modernizar os transportes e inserir o Paraná na rota do comércio. Neste contexto, as mudanças políticas da década de 1870 foram decisivas para que o porto da Baía de Paranaguá fosse escolhido, em detrimento de Antonina, para o marco zero da ferrovia. Palavras-chave: História Ambiental. Litoral do Paraná. Guerra dos Portos. Período Provincial. Ciência e Política.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the second half of the 19th century, engineers actively participated in the imperial political project to transform Brazil into a modern and centralized national state. In the province of Paraná, the imperial plans were added to the provincial plans and the engineers played a decisive role in the railway and port projects that modernized transport and the economy of the region. Between 1871 and 1879, the project for the construction of a railway linking the coast to the first plateau generated several conflicts between the engineers and the local elites of Paranaguá and Antonina who claimed the route of the railway. In this way, it is considered the assumption that engineers are experts who manage the technical processes of the progress project and that move between science and politics. It would be up to the engineers, with the authority of technical and scientific knowledge, to indicate which of the bays had the best conditions to house the main port and the beginning of the first railway in the province. In the perspective of the scientificization of politics in modern times, the objective of this thesis is to analyze the performance of engineers in the spatial configuration of the Paranaguá and Antonina bays, considering the articulation between the natural, political and economic factors that defined the occupation and the uses of these bays. The approach is carried out within the scope of environmental history, seeking to understand the debate between engineering projects in the set of relations between society and nature. The research is developed based on the analysis of reports by engineers Eduardo José de Moraes, André Rebouças, Barão de Teffé, Jerônimo Rodrigues de Moraes Jardim and Henrique Eduardo Hargreaves, all worked on the coast of Paraná and produced opinions, often divergent, on the bays of Paranaguá and Antonina. It is concluded that, based on a positivist science, engineers legitimized the desires of political groups, liberal or conservative, who wanted to promote progress as a project in which the port, integrated with the railroad, would modernize transport and insert Paraná in the trade route. In this context, the political changes of the 1870s were decisive for the port of Paranaguá Bay to be chosen, at the expense of Antonina, for the railway's ground zero. Keywords: Environmental History. Coast of Paraná. Harbor War. Provincial Period. Science and Politics.pt_BR
dc.format.extent161 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEngenharia - História - Brasilpt_BR
dc.subjectAmbientalismopt_BR
dc.subjectBrasil - História - Império, 1822-1889pt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleEngenheiros do grande mar redondo : engenharia e natureza nas Baías de Paranaguá e Antonina (1853-1889)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples