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dc.contributor.advisorDiniz Filho, Luis Lopes, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Michele Serpe, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-27T16:26:35Z
dc.date.available2021-12-27T16:26:35Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68787
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Luis Lopes Diniz Filhopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 06/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 323-331pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Produção e Transformação do Espaço Urbano e Regionalpt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa refere-se ao Brasil Potência que se encontra, atualmente, fragmentado em termos de integração regional pelas infraestruturas de transportes, com concentração de sua rede de transporte rodoviária e ferroviária com os países vizinhos que fazem parte da bacia hidrográfica do rio do Prata. Procura-se entender quais processos levaram a essa maior concentração de infraestrutura de transportes na região platina e quais levaram a menor densidade de transportes com países andinos e amazônicos. A metodologia de pesquisa caracteriza-se como do tipo histórico e empírico com abordagem qualitativa e quantitativa. Para entender como ocorreu o processo de concentração e rarefação infraestrutural ao longo dos três períodos estudados, foi realizado um levantamento na literatura especializada da área, pesquisa documental dos ofícios do Ministério das Relações Exteriores, estatísticas de comércio exterior, pesquisa sobre dados de transportes, bem como, análise das estratégias geopolíticas e geoeconômicas de cada período. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o Brasil, em diferentes períodos, tentou se estabelecer como potência na região sul-americana, adotando diferentes estratégias geopolíticas e geoeconômicas, que resultaram nessa maior ou menor integração pelas infraestruturas de transportes com determinados países sul-americanos. Palavras-chave: Geopolítica. Geoeconomia. Transportes. Integração Regional. Potência Regional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research refers to Brazil Power, which is currently fragmented in terms of regional integration by transport infrastructure, with concentration of its road and rail transport network with neighboring countries that are part of the hydrographic basin of the river Plate. It seeks to understand, which processes led to this greater concentration of transport infrastructure in the platinum region and which led to the lowest transport density with Andean and Amazonian countries. The research methodology is characterized as historical and empirical with a qualitative and quantitative approach. To understand how the process of concentration and infrastructural rarefaction occurred over the three periods studied, a survey was carried out in the specialized literature of the area, documentary research of the offices of the Ministry of Foreign Affairs, foreign trade statistics, research on transport data, as well as analysis of the geopolitical and geoeconomic strategies of each period. The research results showed that Brazil, in different periods, tried to establish itself as a power in the South American region, adopting different geopolitical and geoeconomic strategies, which resulted in this greater or lesser integration by the transport infrastructures with certain South American countries. Key-words: Geopolitics. Geoeconomics. Transports. Regional Integration. Regional Power.pt_BR
dc.format.extent349 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectGeopoliticapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectIntegração latino-americanapt_BR
dc.titleBrasil, uma potência regional fragmentada : anáise da evolução das infraestruturas de transporte e integração sul-americanapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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