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dc.contributor.advisorPereira, David Iubel de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorOura, Karine, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T22:52:28Z
dc.date.available2020-10-01T22:52:28Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68742
dc.descriptionOrientador : David Iubel de Oliveira Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, Curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho possui como objetivo central o desenvolvimento e teste de um processo para a operacionalização do framework para Balanced Scorecard (BSC) em Pequenas e Médias Empresas (PMEs) desenvolvido por Tennant e Tanoren (2005) e a elaboração de uma proposta de planejamento estratégico. Considera-se a pesquisa como aplicada e qualitativa e utiliza-se a Abordagem por Processos, elaborada na Universidade de Cambridge por Platts (1993). A coleta de dados faz uso de folhas de tarefa e fichas de avaliações e de anotações, enquanto a análise dos dados considera os critérios de factibilidade, usabilidade e utilidade definidos por Platts (1993). O desenvolvimento do processo para operacionalização do framework baseou-se em um conjunto de folhas de tarefa e na definição dos objetivos, estratégias e participantes de cada fase. O teste do processo foi realizado em uma PME responsável pela fabricação de assentos e encostos para cadeiras de escritório. Sendo necessárias algumas adaptações, principalmente no que se refere à busca por abordagens mais dinâmicas com o intuito de aumentar a participação dos funcionários durante os workshops. Apesar da impossibilidade de conclusões absolutas, a avaliação indutiva remete a uma interpretação de que o processo atende aos três critérios estabelecidos por Platts (1993), principalmente no que se refere a factibilidade. Entretanto, atenta-se ao quesito de usabilidade, o qual foi avaliado como "menos positivo" pelos participantes, sinalizando uma possibilidade de que o processo seja demandante. O planejamento estratégico foi proposto por meio dos resultados das reuniões e workshops realizados, nos quais foram definidos os objetivos estratégicos, mapa estratégico, medidas, iniciativas, metas e plano de ação, com o anseio de que a empresa atinja a visão estabelecida.pt_BR
dc.format.extent150 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleBalanced scorecard em pequenas e médias empresas : operacionalização de um framework utilizando a abordagem por processospt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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