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dc.contributor.advisorPereira, David Iubel de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, João Pedro Diniz de, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-02T17:58:24Z
dc.date.available2020-10-02T17:58:24Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68741
dc.descriptionOrientador : David Lubel de Oliveira Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Após a Segunda Guerra Mundial, o setor primário tornou-se a principal fonte de renda e de desenvolvimento econômico em diversos países do mundo. Esse crescimento industrial levou ao aumento da competitividade entre as empresas, fazendo com que essas começassem a procurar novas formas e práticas que pudessem melhorar a qualidade e produtivade de seus processos. Nesse contexto o Sistema Toyota de Produção (STP) surgiu como uma nova filosofia de gerenciamento e possuía como seu principal foco a otimização e redução de custo dos processos, através da eliminação sistemática de desperdícios. Esse novo modelo de produção ficou conhecido como Manufatura Enxuta. Os inúmeros benefícios proporcionados pela aplicação dos princípios do STP, fizeram com que muitas organizações começassem a expandir a utilização desses conceitos além de seus ambientes manufatureiros. O Escritório Enxuto é o termo dado a adequação dos princípios do pensamento enxuto a áreas administrativas, porém a maior dificuldade para essa adaptação consiste no fato que diferentemente da manufatura, a definição de valor para processos e atividades administrativas não é algo simples. Assim, o presente trabalho teve como principal objetivo a elaboração de uma proposta de melhoria no processo de Orçamento de Pedidos em uma empresa de pequeno porte localizada na região norte do Paraná, no município de Apucarana, através da aplicação dos princípios do Escritório Enxuto e da ferramenta de Mapeamento de Fluxo de Valor. Após aplicação da ferramenta foi possível identificar que a principal forma de desperdício encontrado no processo de orçamento foi a espera, posteriormente elaborou-se uma proposta de melhoria através de planos de ação que possibilitassem aumentar a tempo de agregação de valor e redução do Lead Time total do processo analisado.pt_BR
dc.format.extent58 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSistema Toyota de produçãopt_BR
dc.subjectEscritóriospt_BR
dc.titleLean Office : mapeamento do fluxo de valor em um processo de orçamento de pedidospt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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