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dc.contributor.advisorSouza, Rodrigo Clemente Thom de, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorMiyamoto, Inês Barão Ferreira, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-01T21:24:15Z
dc.date.available2020-10-01T21:24:15Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68729
dc.descriptionOrientador : Rodrigo Clemente Thom de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado com o objetivo de fazer uma análise de aprendizagem relativa à aplicação da metodologia Hands- on-Tec no ensino de Ciências da Natureza a alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental I, de uma instituição de ensino não formal e de outra de ensino formal. Particularmente, pretendeu-se avaliar as contribuições da metodologia sobre aspectos comportamentais, econômicos e de fluência tecnológica. Para isso, dados demográficos, econômicos, de fluência tecnológica e comportamentais foram coletados, por meio de observação e questionários sobre a aplicação da Hands-on-Tec. A partir das respostas, criou-se uma tabela com 48 instâncias, correspondendo a cada criança, e 25 colunas, correspondendo aos atributos. As variáveis de saída são: "Concentração Melhorou", "Conversa Menos", "Comportamento Casa Melhorou", "Concentração Maior Usando Tecnologias", "Uso Tecnologias Melhorou", "Aprende Melhor Com Tecnologias", "Usa Tecnologias Sem Ajuda" e "Usa Tecnologias Fora Da HoT". Aplicaram-se pré-processamentos e, posteriormente, algoritmos de mineração para classificação dos oito conjuntos de dados, um para cada variável de saída. Foram utilizados os seguintes classificadores: OneR, JRip, J48, Random Tree, Logistic, Multilayer Perceptron, SMO e Naive Bayes. Observou-se que os quatro primeiros algoritmos mencionados obtiveram o melhor desempenho, no geral. Concluiu-se que a metodologia influenciou positivamente no comportamento e concentração, mas principalmente na fluência tecnológica. Espera-se que o trabalho possa, futuramente, auxiliar e orientar educadores que tenham pretensão de utilizar a Hands-on-Tec com os seus alunos.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectEducaçao - Novas tecnologiaspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleAnálise de aprendizagem da metologia hands-on-tec baseada na mineração de dados : um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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