Percepção dos docentes na Universidade Federal do Paraná - Campus Jandaia do Sul quanto a recursos educacionais abertos
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Date
2019Author
Silva, Joschua Rezende da, 1997-
Metadata
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Educaçao - Inovações tecnológicasTecnologia - História - Estudo e ensino - Recursos audiovisuais - Bibliografia
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Monografia Graduação DigitalAbstract
Resumo : Na atualidade muito se fala sobre uma educação democrática, e que o compartilhamento se faz necessário para novos avanços tecnológicos e do conviver em sociedade. Os Recursos Educacionais Aberto (REA), abre espaço para a produção de novos conhecimentos a partir de seu compartilhamento. Promove uma aprendizagem aberta e flexível. O termo REA pode ser referido a materiais criados com foco de ensino, pesquisa ou aprendizagem, em que possui suporte midiático. Portanto esses recursos incluem livros, softwares, artigos, planos de aula, conhecimento gerado por iniciação cientifica, ferramentas, técnicas de aprendizagem e muitos outros documentos a fim de apoiar e facilitar o acesso, à aprendizagem e conhecimento. Esses documentos e objetos criados estão sempre sob domínio licenciado ou público de maneira aberta, que pode ser modificado, compartilhado e utilizado por terceiros. O documento possui características específicas identificadas pelo criador para a manipulação e mixagem. Com as necessidades individuais, a fomentação dos REA se mostra uma boa alternativa para as práticas de agregação de conhecimento e a disseminação livre de conteúdos criados dentro de universidades brasileiras. Assim o presente estudo buscou mensurar se os docents da Universidade Federal do Paraná - Campus avançado em Jandaia do Sul se utilizam das práticas de criação de Recursos Educacionais Abertos, e o seu conhecimento sobre tal assunto.