• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware

    Thumbnail
    View/Open
    DAIANE CRISTINA MENDES GONCALVES.pdf (1.696Mb)
    Date
    2019
    Author
    Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Computaçao - Estudo e ensino
    Jogos de tabuleiro
    Jogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - Escolas
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : O estudo da computação pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades na análise de problemas e na proposição de soluções computacionais. O curso de Licenciatura em Computação, apresenta algumas possibilidades de ensino como a educação em ambientes formais e em ambientes não formais. Essa pode ser realizada em ambientes como museus, oficinas de Ciências, intervenções públicas, entre outros. Nesses espaços, pode-se utilizar estratégias tais como o uso de jogos digitais e não digitais como ferramentas de apoio no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de jogos não digitais e de tabuleiro no ensino de Ciência da Computação, especialmente sobre hardware para a educação básica. Para isso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro utilizando conceitos computacionais sobre hardware. Após seu desenvolvimento, houve a aplicação em quatro escolas públicas da cidade de Jandaia do Sul e região, com um total de 56 alunas e alunos com idades entre 9 e 17 anos. Os resultados foram coletados por meio de rubricas avaliativas aplicadas as alunas e alunos e aos avaliadores a fim de aferir a relevância dessas atividades para a aprendizagem e assimilação de conceitos de hardware. Nesse sentido, o jogo desenvolvido, "LC MEGAMENTE", alcançou média geral acima de 4 (avaliações entre 1 – muito pouco e 5 – excelente) em todos os requisitos considerados como essenciais para que um jogo possa ser utilizado no ensino. Com esses resultados, pretende-se contribuir com considerações sobre ludicidade, discutindo especificamente as possibilidades de uso de jogos não digitais, como jogos de tabuleiro, como ferramenta para o ensino de hardware na educação básica dentro do ambiente escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68726
    Collections
    • Computação (Jandaia do Sul) [17]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV