• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Computação (Jandaia do Sul)
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Internet das coisas : uma proposta de ensino na educação básica

    Thumbnail
    View/Open
    ANDRE PINTO MOREIRA.pdf (5.839Mb)
    Date
    2019
    Author
    Moreira, André Pinto, 1993-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Internet - Estudo e ensino
    Internet das coisas
    Internet e adolescentes
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : Com a evolução da Internet e outras tecnologias como as Redes de Sensores Sem Fio (RSSF), surgiu um novo paradigma denominado Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things - IoT). Esse paradigma tem como objetivo interconectar objetos entre si e com pessoas, por meio de tecnologias de transmissão de dados e diversos sensores e atuadores. Com essas tecnologias e, uma infraestrutura capaz de gerenciá- los, esses objetos se tornam "inteligentes". Nos últimos anos, tem sido crescente as iniciativas de introduzir a IoT nas escolas, modificando não somente sua estrutura física mas, também, inserindo-a como uma ferramenta para o auxílio em diversas atividades de ensino interdisciplinar. Somado a isso, com a introdução da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na Educação Básica, espera-se que os alunos desenvolvam um total de 10 competências gerais ao longo dos anos escolares, e duas dessas competências estão fortemente relacionadas com a utilização das tecnologias. Com o exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos básicos de IoT, para alunas e alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Jandaia do Sul. Para demonstrar tais conceitos, foi desenvolvida uma abordagem didático-pedagógica composta por duas sequências didáticas, utilizando como base um protótipo de casa inteligente. Com os componentes do protótipo, foi possível demonstrar conceitos da Física como ondulatória e o efeito fotoelétrico, relacionando-os com o cotidiano das alunas e dos alunos. Ao início e ao fim de cada sequência didática, foi aplicada uma avaliação em forma de quiz, com objetivo de compará-las posteriormente. Com a análise dos dados, pode-se observar que, em média, houve um aumento nas respostas corretas entre uma avaliação e outra, indicando uma tendência de aprendizado por parte dos alunos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68725
    Collections
    • Computação (Jandaia do Sul) [20]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV