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dc.contributor.advisorFogaça, Francisco Carlos, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorCordeiro, Elisa Novaski, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-11-04T21:26:14Z
dc.date.available2020-11-04T21:26:14Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68721
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Francisco Carlos Fogaçapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 05/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 210-214pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta investigação tem o objetivo de fazer uma análise do processo de formação/desenvolvimento do aluno professor de L2 durante sua participação como monitor voluntário nas aulas de PFOL. O PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas) é um programa de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), cujos trabalhos atingem dois públicos diretamente: estrangeiros que buscam aulas de português (alunos ou não alunos da universidade) e estudantes do curso de Licenciatura em Letras Inglês da UTFPR. Os licenciandos, que atuam como monitores voluntários ou bolsistas, auxiliam as professoras de PFOL nas seguintes atividades: no atendimento individualizado ou em grupos de estrangeiros durante as aulas, seleção e elaboração de material didático, preparação de aulas, chegando a ministrar algumas aulas esporadicamente (sempre sob orientação e acompanhamento de um professor responsável). O PFOL vem se configurando, no curso de Letras Inglês da UTFPR, como um espaço propício para que os discentes de Letras possam familiarizar-se com a prática didática em sala de aula de L2. No programa, os licenciandos participam das aulas em si e também de encontros de formação e de reuniões semanais para discussão do andamento das aulas. Este estudo se propõe a investigar de que maneira 2 monitores voluntários que, na época da geração de dados, estavam no 2º período do curso e tinham 19 anos, reviram suas crenças a partir da experiência vivenciada no PFOL. Como principais conceitos teóricos, trago o conceito de professor reflexivo (SCHÖN, 2000), enfocando na articulação entre prática e teoria a partir de uma postura reflexiva (SCHÖN, 1992; 2000; PERRENOUD, 2002; GIMENEZ, 2005; JOHNSON, 2016), tópicos esses entendidos sob a luz da aprendizagem situada que define o aprendizado como um ato social que ocorre por meio da interação (LAVE e WENGER, 1991). Além disso, trabalho também com a análise da reconfiguração de crenças (BARCELOS, 2007), tendo em vista que o PFOL se configura como um projeto de formação de caráter interventivo. Os resultados indicam que a prática didática levou os monitores a entenderem o espaço de sala de aula como permeado por relações, nem sempre tão agradáveis como idealizado por eles, e que exige do professor uma constante reflexão sobre suas ações, bem como sobre seus próprios desejos, medos e crenças. Ademais, observou-se que a prática didática levou os monitores a compreenderem conceitos teóricos estudados nas disciplinas regulares do curso de Letras de um modo diferenciado, revendo seus posicionamentos anteriores à experiência vivenciada no PFOL e repensando suas crenças a partir do que tinham vivido em sala de aula como professores. Do mesmo modo, eu, como participante da pesquisa, na qualidade de professora formadora, pude também rever minhas próprias crenças sobre meu papel de formadora de professores e minhas concepções reais sobre ensino, aprendizagem e conhecimento. Palavras-chave: Formação de professores de línguas. PFOL. Professor reflexivo. Aprendizagem situada. Crenças.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This survey aims to make an analysis of the education/development process of the L2 teaching student during his participation as a volunteer monitor in the PFOL classes. PFOL (Portuguese for Speakers of Other Languages) is an extension program at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), whose work reaches two audiences directly: foreigners seeking Portuguese classes (students or not students of the university) and students of English Language from UTFPR. The undergraduates, who act as volunteer or scholarship monitors, assist PFOL teachers in the following activities: in individualized assistance or in groups of foreigners during classes, selection and preparation of didactic material, preparation of classes, even teaching some classes in some periods (always under the guidance and supervision of a professor in charge). PFOL has been configuring itself, in the UTFPR English Language course, as a favorable space for the students of English to become familiar with the didactic practice in the L2 classroom. In the program, undergraduates take part in the classes by themselves and also in training meetings, as well as weekly meetings, to discuss the progress of classes. This study aims to investigate how 2 volunteer monitors who, at the time of data generation, were in the 2nd period of the course and were 19 years old, reviewed their beliefs based on the experience lived at PFOL. As main theoretical concepts, I bring the concept of reflective teacher (SCHÖN, 2000), focusing on the articulation between practice and theory from a reflective posture (SCHÖN, 1992; 2000; PERRENOUD, 2002; GIMENEZ, 2005; JOHNSON, 2016), having these topics understood in the light of situated learning, which defines learning as a social act that occurs through interaction (LAVE e WENGER, 1991). In addition, I also work with the analysis of the reconfiguration of beliefs (BARCELOS, 2007), bearing in mind that PFOL is configured as an intervention training project. The results indicate that the didactic practice led the monitors to understand the classroom space as permeated by relationships, not always as pleasant as idealized by them, and that demands from the teacher a constant reflection on their actions, as well as on their own desires, fears and beliefs. Furthermore, it was observed that the didactic practice led the monitors to understand theoretical concepts studied in the regular subjects of the English Language course in a different way, reviewing their positions prior to the experience lived at PFOL and rethinking their beliefs based on what they had lived in the classroom class as teachers. In the same vein, as a research participant, as a professor that educates future teachers, I was also able to review my own beliefs about my role as a teachers professor and my real conceptions about teaching, learning and knowledge. Keywords: Language teacher training. PFOL. Reflective teacher. Situated learning. Beliefs.pt_BR
dc.format.extent217 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores de línguas - Formaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitariospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleOnde começam e acabam a teoria e a prática? : um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de L2 em formação inicialpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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