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    Born Globals de impacto social : um estudo de caso na organização Soulphia

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    R - D - OTAVIO BERALDI RIBEIRO.pdf (1.529Mb)
    Date
    2020
    Author
    Ribeiro, Otávio Beraldi, 1992-
    Metadata
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    Subject
    Negócios
    Empreeendedorismo
    Administração
    Empresas - Globalização
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: Essa dissertação teve como objetivo identificar as características distintivas das empresas Born Globals de impacto social em relação às demais Born Globals padrão, através de um estudo de caso. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória e qualitativa. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio da realização de uma entrevista semiestruturada com o empreendedor fundador do estudo de caso analisado, e também com o uso de documentos e notícias de mídia, para triangulação dos resultados. Os dados foram codificados e analisados com o método de análise de conteúdo e a técnica de análise temática. Os resultados evidenciaram que as Born Globals de Impacto Social (BGIS) possuem características distintivas e um modelo teórico prévio foi proposto com quatro características de negócios de impacto social e seis de organizações Born Globals. Esse modelo foi aplicado no estudo de caso da organização Soulphia e duas novas características de BGIS não previstas anteriormente emergiram da análise dos dados: orientação empreendedora social e vanguardismo social. A primeira descreve o histórico social do empreendedor ao longo de sua trajetória de vida e que o levou a empreender um negócio de impacto social. Já a segunda descreve a inclinação da BGIS para a resolução de problemas sociais, onde o objetivo é mais amplo do que se ater a resolver apenas um problema social. Foi evidenciado que esse tipo de organização possui um papel ativo na vanguarda de novos problemas sociais. Palavras-chave: Internacionalização, empreendedorismo, negócios sociais, empresas sociais, impacto social. ABSTRACT
     
    Abstract: This dissertation aimed to identify the distinctive characteristics of the Born Globals companies with social impact in relation to the other standard Born Globals, through a case study. The methodology used was an exploratory and qualitative research. The research strategy was a single case study. Data were collected through a semistructured interview with the founding entrepreneur of the analyzed case study, and also through the use of documents and media news, to triangulate the results. The data were coded and analyzed using the content analysis method and the thematic analysis technique. The results showed that Born Globals of Social Impact (BGIS) have distinctive characteristics and a theoretical model was proposed with four characteristics of social impact businesses and six of Born Globals organizations. This model was applied in the case study of the Soulphia organization and two new features of BGIS not previously foreseen emerged from the data analysis: social entrepreneurial orientation and social vanguardism. The first describes the social history of the entrepreneur throughout his life and which led him to undertake a business with a social impact. The second describes the characteristic of BGIS to solve social problems through its international contacts, where the objective is broader than to stick to the achievement of just one social problem, on the contrary, it was evidenced that this type of organization has an active role in different forms of social problems. Key-words: Internationalization, entrepreneurship, social business, social enterprises, social impact.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68705
    Collections
    • Dissertações [467]

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