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dc.contributor.advisorKalinke, Marco Auréliopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Luzia Regis Narok, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T12:12:22Z
dc.date.available2021-05-06T12:12:22Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68698
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinkept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 27/02/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 114-122pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta dissertação foi elaborar um estado do conhecimento das pesquisas sobre Objetos de Aprendizagem relacionados ao Ensino de Matemática no Brasil no período de 2000 a 2018. Para isso foram utilizados dados disponíveis no catálogo de teses e dissertações da CAPES. No trabalho foram desenvolvidas algumas reflexões sobre o uso das Tecnologias Digitais na Sociedade e na Educação que ajudaram a introduzir as ideias para a explicação do foco de estudo desta pesquisa: os Objetos de Aprendizagem. Como fundamento metodológico utilizaram-se as ideias do enfoque qualitativo delineado por meio de um levantamento teórico, denominado estado do conhecimento. Tal levantamento foi realizado em duas etapas. A primeira foi a pré-análise que consistiu na coleta dos dados em toda a plataforma utilizando como descritor as palavras "Objetos de Aprendizagem", da qual resultou em 737 pesquisas. Na segunda fase utilizaram-se critérios para atender ao objetivo da pesquisa, buscando aqueles trabalhos sobre Objetos de Aprendizagem relacionados ao Ensino de Matemática, tendo como resultado 38 pesquisas. Conforme as informações oferecidas na plataforma observou-se que as pesquisas estavam distribuídas entre Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico. O trabalho procurou responder o seguinte questionamento: O que nos diz um estado do conhecimento sobre Objetos de Aprendizagem relacionados ao Ensino de Matemática no Brasil de 2000 a 2018? Para responder essa pergunta, nas reflexões e discussões dos resultados, foram usados como fundamentos teóricos as ideias da reorganização do pensamento ao usar a tecnologia e as mudanças que o uso da tecnologia pode oferecer para a sociedade e consequentemente na sala de aula em concordância com as estruturas de ensino e a evolução das fases da tecnologia na Educação Matemática. Nos principais resultados percebe-se que existem quatro eixos possíveis que representam o foco das pesquisas encontradas sobre Objetos de Aprendizagem: Avaliação, Construção, Formação e Ensino e Aprendizagem destacando Ensino e Aprendizagem, que de 38 trabalhos analisados, 20 correspondiam a esse eixo. Dentre os conteúdos matemáticos que se destacaram nas pesquisas estão o de funções, estatística e matemática financeira. Finalmente, vale ressaltar a utilização do GeoGebra e o Scratch como softwares para a construção e utilização de Objetos de Aprendizagem na formação inicial e continuada de professores. Palavras-chave: Ensino de Matemática; Estado do Conhecimento; Objetos de Aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this work is to elaborate a state of knowledge of researches on Learning Objects related to the Teaching of Mathematics in Brazil in the period from 2000 to 2018. For this purpose, the data available in thesis and dissertations that belong to the catalog of CAPES was used. In the present work, some reflections were developed on the use of Digital Technologies in Society and Education that helped to introduce ideas for the explanation of the focus of study of this research: The Learning Objects. As a methodological basis, the ideas of the qualitative approach outlined by means of a theoretical survey, called state of knowledge, were used. This survey was carried out in two stages. The first stage was the pre-analysis, which consisted of collecting data from the platform using the words "Learning Objects" as a descriptor, which resulted in 737 researches. In the second stage, criteria to meet the research objective were used, seeking those works about Learning Objects related to the Teaching of Mathematics, resulting in 38 researches. According to the information offered on the platform, it was observed that the research was distributed between Academic Masters, Professional Masters and Academic Doctorates. The work sought to answer the following question: What does a state of knowledge tell us about Learning Objects related to the Teaching of Mathematics in Brazil from 2000 to 2018? To answer this question, in the reflections and discussions of the results, there were used ideas of the reorganization of thought when using technology and the changes that the use of technology can offer to society and consequently in the classroom in accordance with the teaching structures and the evolution of technology phases in Mathematics Education. The main results showed that there are four possible axes that represent the focus of the researches found on Learning Objects: Assessment, Construction, Training, Teaching and Learning; Highlighting Teaching and Learning, in which 20 out of 38 analyzed works corresponded to those axis. Among the mathematical content that stood out in the researches are functions, statistics and financial mathematics. Finally, it is worth mentioning the use of GeoGebra and Scratch as softwares for the construction and use of Learning Objects in the initial and continuing education of teachers. Key-words: Teaching of mathematics; State of Knowledge; Learning Objects.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (141 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Matemáticapt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO estado do conhecimento sobre pesquisas que abordam objetos de aprendizagem relacionados ao ensino de matemática nas dissertações e teses do Brasil no período de 2000 a 2018pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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