Nível de aprendizagem básica de matemática do 1º grau na 8ª série
Resumo
Resumo: Esta pesquisa é voltada para investigação do nível de desenvolvimento, referente a resolução de exercícios de Matemática de 5ª a 8ª séries por alunos de 8ª series da rede Pública Estadual da área urbana de Mafra - SC. A amostra escolhida para o desenvolvimento da pesquisa consistia de uma turma por escola, respeitando a idade de treze, quatorze e quinze anos. A preocupação no desenvolvimento da pesquisa além de investigar a situação de aprendizagem básica, teve também, como objetivos, conhecer a realidade dos alunos quanto ao domínio dos conteúdos e estabelecer as principais deficiências quanto a resolução de exercícios de Matemática, das séries anteriores. Através de testes individuais, constando de questões objetivas, subjetivas e cálculos, opinativas sobre a Escola e ensino; dados pessoais, foi implementada a pesquisa nas nove escolas da área urbana escolhidas aleatoriamente, existente em Mafra - SC; posteriormente aos dois testes piloto aplicados na amostra. Após análise minuciosa dos dados, pode-se determinar que a realidade dos alunos da 8ª serie quanto ao domínio básico da Matemática não reflete positivamente o que é exigido no programa de ensino.