Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMazocco, Denise Miotto, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherWachowicz, Teresa Cristina, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-11-05T20:36:48Z
dc.date.available2020-11-05T20:36:48Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68621
dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Teresa Cristina Wachowiczpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 18/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 194-198pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa apresenta uma proposta de investigação da aquisição de tempo e aspecto no Português Brasileiro (PB). Para tanto, parte inicialmente da discussão de trabalhos de aquisição dessas categorias em que se destaca a orientação teórica - ora sintática, ora semântica, ora na interface - que influencia na análise dos resultados e, consequentemente, na confirmação das hipóteses até então mais aceitas (Hipótese do Aspecto Lexical em Primeiro Lugar e Hipótese do Aspecto Gramatical em Primeiro Lugar). Diante disso, este trabalho busca, para o PB, desenvolver uma análise comparativa de dados que resultam de um experimento de compreensão e um de produção, bem como de dados de produção longitudinal. Como suporte teórico, encontra na proposta de Ramchand e Svenonius (2014) a possibilidade de se considerar tempo e aspecto como categorias sintáticosemânticas e a incorporação dos eventos na estrutura sintática. Os dados de compreensão permitem considerar que não é a telicidade propriamente dita que condiciona o uso das formas morfológicas pelas crianças, mas são outros elementos da estrutura de eventos que o influenciam, tais como a relação entre subeventos. Com o experimento de produção e os dados longitudinais, observou-se que a criança coloca em relações sequenciais eventos e subeventos, o que se constitui como um passo para a especificação das categorias de tempo e aspecto. Diante desses dados, a explicação apresentada é que a criança constrói uma relação protemporal. Essa proposta parte da redefinição dos tempos de evento (TE), de referência (TR) e de fala (TF) e sua localização na estrutura sintática: TE é a relação entre subeventos (e1, e2 e e3) e TR é a localização temporal de TE, sendo que TE pode estar contido ou não em TR; o núcleo Asp faz a relação entre TE e TR e o núcleo T relaciona TR ao tempo de fala. No caso das crianças, o TF corresponde à sua realidade imediata, que inclui parte do TE e do TR; e a relação entre a situação construída em Asp e o tempo de fala da criança é o prototempo. Em síntese: no processo de aquisição de tempo e aspecto no português brasileiro, a criança desenvolve inicialmente uma relação prototemporal: uma situação é ancorada em um instante imediato da criança que pode corresponder a todo ou a parte do tempo de referência e a uma etapa do tempo de evento. Esse instante imediato em que a situação é ancorada é chamado aqui de tempo de fala da criança (TFC). Para essa relação, a percepção dos eventos e subeventos em sequência é uma pista inicial. Palavras-chave: Tempo. Aspecto. Aquisição. Semântica. Sintaxe.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research presents a proposal for the investigation of tense and aspect acquisition in Brazilian Portuguese (BP). First, it discusses works about the acquisition of these categories in which the theoretical orientation stands out - sometimes syntactic, semantic, or at the interface - which influences the analysis of the results and, consequently, the confirmation of the most accepted hypotheses (Lexical Aspect First Hypothesis and Grammatical Aspect First Hypothesis). Therefore, this work intends, for BP, to develop a comparative analysis of data from a comprehension and a production experiment, as well as of longitudinal production data. The theoretical basis is Ramchand and Svenonius' (2014) proposal. They consider tense and aspect to be syntactic-semantic categories and incorporate the events at the syntactic structure. The comprehension data suggests that it is not telicity itself that influences the use of morphological forms by children, but rather other elements of the structure of events such as the relationship between subevents. In the production experiment and the longitudinal data, we saw that children place events and sub-events in sequential relations, which constitutes a step towards the specification of the categories of tense and aspect. Given these data, the explanation presented is that the child builds a proto temporal relationship. This proposal starts from the redefinition of event time (ET), referential time (RT) and speech time (ST) and their localization in the syntactic structure: ET is the relation between sub-events (e1, e2 e e3) and RT is the temporal localization of ET (ET may or may not be contained in RT); the head Asp relates ET with RT and the head T relates RT with the speech time. In the case of children, the ST corresponds to their immediate reality, which includes part of the ET and the RT; and the relationship between the situation constructed in Asp and the child's speech time is the proto time. In sum: in the process of acquiring time and aspect in Brazilian Portuguese, the child initially develops a proto time relationship: a situation is anchored in the child's immediate moment that can correspond to all or part of the reference time and to a stage of the event time. This immediate moment in which the situation is anchored is called here the child speech time (CST). To this relation, the perception of events and sub events is an initial clue. Keywords: Time. Aspect. Acquisition. Semantic. Syntaxpt_BR
dc.format.extent204 p. : il. (algumas color).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Sintaxept_BR
dc.subjectSemanticapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleRelações prototemporais na aquisição de tempo e aspecto no português brasileiropt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples