Mostrar registro simples

dc.contributor.authorScholz, Flávia Werner, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherAdelman, Miriam, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-21T23:17:13Z
dc.date.available2021-01-21T23:17:13Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68615
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra.Miriam Adelmanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 06/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 143-151pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação examina a prática da exposição de imagens e vídeos sexuais (com conteúdo explícito ou não) sem o consentimento e seus desdobramentos na sociedade midiatizada. Como objetivo principal, apresento a disseminação não consensual de conteúdo sexual a partir da narrativa de mulheres que passaram por essa experiência. Com base nessas interlocuções, a presente pesquisa captura como se desenvolve o processo que inicia com a produção inicial desses materiais até o momento em que, após serem divulgados sem autorização, mulheres que passaram por essa experiência decidem incorporar em suas vidas a luta contra a divulgação não autorizada. Nesta dissertação, utilizei das contribuições de Paula Sibilia que possibilitam reflexões acerca dos paradoxos do 'espetáculo do eu' na contemporaneidade. Abordei também, questões relacionadas à reflexividade e agência postuladas por Anthony Giddens. Ademais, se dialoga com Michel Foucault, Maria Filomena Gregori e outras teóricas e teóricos que tensionam questões relacionadas à sexualidade. Além de serem relevantes no sentido de problematizar como as questões de gênero aparecem na 'posta em cena' do sexo. Assim, por meio das reflexões e interlocuções elaboradas, intento apreender como essas mulheres se localizam em meio a este processo que as transforma em vítimas, mas também em agentes, de maneira simultânea. Palavras-chave: Gênero. Internet. Disseminação não consensual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation examines the practice of exposing sexual images and videos (with or without explicit content) without consent and its consequences in mediatized society. As a main objective, it looks at non-consensual dissemination of sexual content based on the narrative of women who have gone through this experience. Based on these interlocutions, this research captures this process, beginning with the initial production of when these materials develop, until the moment after being released without authorization, to when women who are victims of this experience decide to incorporate in their lives the fight against unauthorized disclosure. This research uses the contributions from Paula Sibilia that allow reflections on the paradoxes of the 'spectacle of the self' in contemporary times. Issues related to reflexivity and agency postulated by Anthony Giddens are also addressed. Furthermore, it engages with Michel Foucault, Maria Filomena Gregori, and other scholars that contemplate issues related to sexuality. In addition to being relevant in the sense of problematizing the issue of examing how gender is 'put on the scene' of sex. Thus, through reflections and elaborated interlocutions, it seeks to understand how these women are located in the middle of a process that transforms them into victims, but also agents, simultaneously. Keywords: Gender. Internet. Non-consensual disseminationpt_BR
dc.format.extent151 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectGênero - Mulheres - Condições sociaispt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectMulheres - Comportamento sexualpt_BR
dc.titleQuestões de gênero a partir da visibilidade compulsória de mulheres na internetpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples