Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRibeiro, Zontina Antonia de Almeidapt_BR
dc.contributor.otherHammerschmitt, Idapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T14:16:14Z
dc.date.available2021-01-18T14:16:14Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68599
dc.descriptionOrientadora : Ida Hammerschmidtpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: Um dos problemas mais sérios da escola na atualidade ê a indisciplina, que consequentemente ocasiona a não aprendizagem, a reprovação, a evasão, e, como educadores, a busca da solução nos mobiliza. A indisciplina é função da falta de perspectiva do aluno, aliada ainda ao despreparo do professor e da ausência do acompanhamento familiar. Desta maneira, alunos com mau comportamento são excluídos da convivência social, já que sua presença causa indisciplina, mesmo sendo esta de sua própria responsabiliodade ou dos professores e/ou da família. Diante disto, buscou-se entender, por meio de pesquisa, as principais causas da indisciplina dos alunos da Escola Estadual Professora Adélia Antunes Lopes, localizada no município de Jataizinho - PR, que atende o Ensino Fundamental, anos finais, de 68 a 9a séries, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Como instrumento de pesquisa aplicado a professores e pais de alunos, foi utilizado o questionário a fim de saber as idéias destes sobre a indisciplina. O instrumento foi aplicado dentro do espaço escolar. Entre as considerações finais destaca-se que a causa da indisciplina é em função do despreparo e da falta de autoridade dos professores. lnfere-se ainda que a maioria dos professores são felizes com sua profissão, porém alguns gostariam de mudar. Os professores comentaram ainda que agem com a indisciplina dos alunos por meio de diálogo e com o auxílio da orientação escolar. Por fim, os pais dos alunos acham que estes estão sem limites e que os professores poderiam ser mais dedicados. Diante disto, é importante enfatizar que a participação e o trabalho colegiado são necessários para enfrentar os problemas, não basta atacar suas aparências, é preciso descobrir o que fazer, qual é a sua origem e juntos resolver efetivamente os problemas de indisciplina que afetam o trabalho pedagógico.pt_BR
dc.format.extent27 f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectEducação - Participação dos paispt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectRepetenciapt_BR
dc.titleIndisciplina escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples