• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Indisciplina escolar

    Thumbnail
    View/Open
    E - ZONTINA ANTONIA DE ALMEIDA RIBEIRO.pdf (313.2Kb)
    Date
    2010
    Author
    Ribeiro, Zontina Antonia de Almeida
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Disciplina escolar
    Educação - Participação dos pais
    Evasão escolar
    Repetencia
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização
    Abstract
    Resumo: Um dos problemas mais sérios da escola na atualidade ê a indisciplina, que consequentemente ocasiona a não aprendizagem, a reprovação, a evasão, e, como educadores, a busca da solução nos mobiliza. A indisciplina é função da falta de perspectiva do aluno, aliada ainda ao despreparo do professor e da ausência do acompanhamento familiar. Desta maneira, alunos com mau comportamento são excluídos da convivência social, já que sua presença causa indisciplina, mesmo sendo esta de sua própria responsabiliodade ou dos professores e/ou da família. Diante disto, buscou-se entender, por meio de pesquisa, as principais causas da indisciplina dos alunos da Escola Estadual Professora Adélia Antunes Lopes, localizada no município de Jataizinho - PR, que atende o Ensino Fundamental, anos finais, de 68 a 9a séries, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Como instrumento de pesquisa aplicado a professores e pais de alunos, foi utilizado o questionário a fim de saber as idéias destes sobre a indisciplina. O instrumento foi aplicado dentro do espaço escolar. Entre as considerações finais destaca-se que a causa da indisciplina é em função do despreparo e da falta de autoridade dos professores. lnfere-se ainda que a maioria dos professores são felizes com sua profissão, porém alguns gostariam de mudar. Os professores comentaram ainda que agem com a indisciplina dos alunos por meio de diálogo e com o auxílio da orientação escolar. Por fim, os pais dos alunos acham que estes estão sem limites e que os professores poderiam ser mais dedicados. Diante disto, é importante enfatizar que a participação e o trabalho colegiado são necessários para enfrentar os problemas, não basta atacar suas aparências, é preciso descobrir o que fazer, qual é a sua origem e juntos resolver efetivamente os problemas de indisciplina que afetam o trabalho pedagógico.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68599
    Collections
    • Gestão Escolar [66]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV