dc.contributor.author | Püschel, Silvia Unbehaun | pt_BR |
dc.contributor.other | Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T22:32:47Z | |
dc.date.available | 2021-01-15T22:32:47Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68598 | |
dc.description | Orientadora : Ana Lorena Bruel | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este artigo apresenta a experiência de uma rede municipal de educação e a constituição dos seus Conselhos Escolares e discute uma análise sobre concepções de democracia construídas nesse contexto de gestão democrática, instituído pelos próprios documentos oficiais, autores e pelos sujeitos/comunidade escolar. Utilizando uma abordagem da pesquisa-ação, onde a intervenção foi a oportunização de uma formação continuada ofertada pela Secretaria Municipal de Educação durante o ano de 2009 aos gestores e equipes das escolas, pretendeuse contribuir para reflexão sobre a democracia e a implementação de conselhos democráticos e autônomos que possam também contribuir para uma gestão mais participativa na escola. O presente artigo apresenta o trabalho desenvolvido, impressões dos participantes e propõe uma reflexão sobre a importância e a necessidade de oportunizar momentos de discussão entre os gestores e comunidade escolar, para o desenvolvimento de uma gestão democrática nas instituições escolares sendo que esta não se faz apenas por decreto ou aprovação de uma legislação que deve ser cumprida. Ela é muito mais complexa e desafiadora, principalmente quando se propõe uma democracia que não é apenas representativa e "compartilhada" como estamos acostumados, onde O poder prevalece no sentido de luta por interesses próprios e particulares, mas onde os atores desse processo têm consciência de que podem organizar a comunidade em tomo da escola tomando-se instrumentos para execução do projeto de autonomia da instituição escolar. O desafio que se busca é de uma democracia que luta pelos direitos de todos, ou seja, principalmente o interesse daqueles a quem se representa tendo também o gestor consciência de que ele foi eleito para representar. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 f. : il., grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Conselhos de educação | pt_BR |
dc.title | A instituição dos conselhos escolares e a gestão democrática na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |