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dc.contributor.authorPüschel, Silvia Unbehaunpt_BR
dc.contributor.otherBruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-15T22:32:47Z
dc.date.available2021-01-15T22:32:47Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68598
dc.descriptionOrientadora : Ana Lorena Bruelpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo apresenta a experiência de uma rede municipal de educação e a constituição dos seus Conselhos Escolares e discute uma análise sobre concepções de democracia construídas nesse contexto de gestão democrática, instituído pelos próprios documentos oficiais, autores e pelos sujeitos/comunidade escolar. Utilizando uma abordagem da pesquisa-ação, onde a intervenção foi a oportunização de uma formação continuada ofertada pela Secretaria Municipal de Educação durante o ano de 2009 aos gestores e equipes das escolas, pretendeuse contribuir para reflexão sobre a democracia e a implementação de conselhos democráticos e autônomos que possam também contribuir para uma gestão mais participativa na escola. O presente artigo apresenta o trabalho desenvolvido, impressões dos participantes e propõe uma reflexão sobre a importância e a necessidade de oportunizar momentos de discussão entre os gestores e comunidade escolar, para o desenvolvimento de uma gestão democrática nas instituições escolares sendo que esta não se faz apenas por decreto ou aprovação de uma legislação que deve ser cumprida. Ela é muito mais complexa e desafiadora, principalmente quando se propõe uma democracia que não é apenas representativa e "compartilhada" como estamos acostumados, onde O poder prevalece no sentido de luta por interesses próprios e particulares, mas onde os atores desse processo têm consciência de que podem organizar a comunidade em tomo da escola tomando-se instrumentos para execução do projeto de autonomia da instituição escolar. O desafio que se busca é de uma democracia que luta pelos direitos de todos, ou seja, principalmente o interesse daqueles a quem se representa tendo também o gestor consciência de que ele foi eleito para representar.pt_BR
dc.format.extent33 f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.titleA instituição dos conselhos escolares e a gestão democrática na escolapt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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