Qualidade na educação do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior
Resumo
Resumo: Qualidade na educação está articulada à plena realização do direito a educação o que implica à escola cumprir sua verdadeira função social, a formação cultural das novas gerações, a garantia da apropriação do conhecimento historicamente produzido. Neste sentido a escola deve reconhecer e responder as diversas dificuldades de seus alunos, assegurando uma educação de qualidade para todos. A proposta de educação bilíngue do Colégio Estadual Para Surdos Alcindo Fanaya Júnior, implantada em 1998, visa gerar no aluno surdo a capacidade política de interagir na sociedade e no mundo dos ouvintes através do fortalecimento da primeira língua (LIBRAS). Apresentar resultados de índice de aprovação e reprovação não basta para avaliar a qualidade da escola, mas a necessidade de se discutir o processo de construção da trajetória escolar o acesso e a permanência do aluno surdo e o apoio que as famílias dão a esse percurso, bem como a construção cotidiana de uma cultura democrática e para isso a articulação entre gestão e avaliação deve se fazer sem ranking. Frente aos pressupostos elencados acima, este artigo apresenta uma análise da qualidade da escola a partir de critérios mais amplos de avaliação que permitam evidenciar as condições de qualidade do Colégio estudado e a adequação da proposta de educação bilíngue. Abstract: Education quality is a education that the pupil have right in the school like a necessity of make your throw social function for the cultural formation in the new generations, with the appropriation guarantee of the historically knowledge production. ln this sense the school to know and to answer to the pupil difficulty to given for all a quality education. The education proposition bilingual in the State School for deaf Alcindo Fanaya Júnior has began in 1998 and need to give to the deaf pupil the politic capacity to live in society and the listener world with the strengthening of your language (Brazilian Sign Language). To have results and approbation or reprobation isn't enough to evaluation the school teaching quality, it is necessary to discuss the construction process about the entrance and permanence ins the school with the family support and a democratic culture construction step by step that have to make without scholarship ranking. Before the conjectures listed above, this articles shows an analysis of the school quality using a wide assessment that becomes evident the conditions of the school analyzed and the adaptation of the proposition of bilingual education.
Collections
- Gestão Escolar [99]