dc.contributor.author | Muniz, Silvana Pereira | pt_BR |
dc.contributor.other | Schneider, Gabriela, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T14:43:15Z | |
dc.date.available | 2021-01-28T14:43:15Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68581 | |
dc.description | Orientadora : Gabriela Schneider | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente artigo discute avaliação no contexto do processo ensino-aprendizagem, observando qual é o seu papel no desenvolvimento do trabalho escolar e quais as suas possibilidades de aplicação junto ao educador. A avaliação sempre é motivo de estudo para aprimoramento e para um maior envolvimento dos educadores, alunos e até mesmo das escolas, a fim de que o aluno seja valorizado dentro daquilo que ele apresenta de melhor, sem deixar de lado a reflexão e o questionamento do professor quanto a sua prática pedagógica. Para que avaliar, o que avaliar e como avaliar deve ser reflexões contínuas no cotidiano do educador, para que esse não perca o seu objetivo principal, o bom desempenho do aluno. Através de um estudo bibliográfico, tem esta pesquisa a função de levantar princípios, conceitos, critérios e técnicas que tem sido aplicada nas escolas, bem como buscar uma melhor maneira de aproveitar-se destes instrumentos. A maneira com que o professor visualiza a avaliação, também procurou estar presente neste trabalho na tentativa de perceber o reflexo da prática aplicada aos alunos. Através da pesquisa, foi que, cada vez mais as características dos alunos, suas dificuldades e capacidades devem ser consideradas frente a avaliação, promovendo um trabalho dirigido que venha realmente mostrar a realidade destes alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | [26 f.]. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem : compreensão e algumas aplicações | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |