dc.contributor.advisor | Ferreira, Júlio César David, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Shamia Patrícia Silveira de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-08T12:00:23Z | |
dc.date.available | 2020-12-08T12:00:23Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68505 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Júlio César David Ferreira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/12/2019 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 48-50 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho se dá no contexto em que a obra de ficção científica, dependendo de como estiver estruturada por seus autores, em nosso caso, o astrônomo Carl Sagan, pode ser usada como referência no Ensino de Ciências (Química, Física e Biologia). O objetivo foi investigar como os estudantes atribuíram sentidos à obra de ficção científica no nível de sua formação, particularmente sobre as relações entre o conhecimento de Ciências e o uso da obra literária no ensino desta, buscando envolver aspectos das condições de produção desses sentidos. Para atingir esses objetivos, foram utilizados questionários respondidos por estudantes do Ensino Médio em uma instituição federal, na atividade de extraclasse do clube da leitura. Também foram usadas gravações de áudios das discussões que ocorreram nesses encontros após os alunos lerem o livro "Contato" do autor Carl Sagan. Assim, a tentativa foi de identificar as condições específicas de produção em que os estudantes assumem posições discursivas peculiares ao produzirem sentidos sobre a inserção do tema no Ensino Médio. Para construir a pesquisa, foi tomado como referencial teórico principal noções da Análise do Discurso, na vertente iniciada na França por Michel Pêcheux, e desenvolvida no Brasil, principalmente por Eni Orlandi. Indicamos, por fim, analisar os discursos e de levantar a opinião que estudantes, protagonistas do cenário escolar, produziram o sentido de que a ficção científica pode ser uma metodologia facilitadora, resultando em algumas experiências envolvendo a mesma. Palavras-chave: Carl Sagan. Ficção Científica. Ensino de Ciências. Discurso. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In this dissertation, it is described how Contact, a science fiction novel written by Carl Sagan, is used in the context of science teaching (Chemistry, Physics and Biology). Using Sagan's book, the main objective was to investigate the meanings that students attributed to scientific knowledge taking into consideration aspects of production conditions of these meanings. To achieve these goals, questionnaires were answered by high school students in a federal institution where the learners participated in an extraclass activity of the reading club. In addition, during the meetings with these students, the discussions were audio recorded in order to identify the specific conditions of production in which students assume peculiar discursive positions. In the light of the French Discourse Analysis, the data was analyzed through Michel Pêcheux and Eni Orlandi's framework. As a conclusion, this research shows that science fiction can be used as methodology that facilitates teaching-learning process in science education. Keywords: Carl Sagan. Science Fiction. Science Teaching. Discourse | pt_BR |
dc.format.extent | 59 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Sagan, Carl, 1934-1996 | pt_BR |
dc.subject | Ciencias - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ficção cientifica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Contato entre a ficção científica e o ensino de ciências : uma análise da obra de Carl Sagan | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |