Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Júlio César David, 1984-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Shamia Patrícia Silveira dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-08T12:00:23Z
dc.date.available2020-12-08T12:00:23Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68505
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Júlio César David Ferreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/12/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 48-50pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho se dá no contexto em que a obra de ficção científica, dependendo de como estiver estruturada por seus autores, em nosso caso, o astrônomo Carl Sagan, pode ser usada como referência no Ensino de Ciências (Química, Física e Biologia). O objetivo foi investigar como os estudantes atribuíram sentidos à obra de ficção científica no nível de sua formação, particularmente sobre as relações entre o conhecimento de Ciências e o uso da obra literária no ensino desta, buscando envolver aspectos das condições de produção desses sentidos. Para atingir esses objetivos, foram utilizados questionários respondidos por estudantes do Ensino Médio em uma instituição federal, na atividade de extraclasse do clube da leitura. Também foram usadas gravações de áudios das discussões que ocorreram nesses encontros após os alunos lerem o livro "Contato" do autor Carl Sagan. Assim, a tentativa foi de identificar as condições específicas de produção em que os estudantes assumem posições discursivas peculiares ao produzirem sentidos sobre a inserção do tema no Ensino Médio. Para construir a pesquisa, foi tomado como referencial teórico principal noções da Análise do Discurso, na vertente iniciada na França por Michel Pêcheux, e desenvolvida no Brasil, principalmente por Eni Orlandi. Indicamos, por fim, analisar os discursos e de levantar a opinião que estudantes, protagonistas do cenário escolar, produziram o sentido de que a ficção científica pode ser uma metodologia facilitadora, resultando em algumas experiências envolvendo a mesma. Palavras-chave: Carl Sagan. Ficção Científica. Ensino de Ciências. Discurso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this dissertation, it is described how Contact, a science fiction novel written by Carl Sagan, is used in the context of science teaching (Chemistry, Physics and Biology). Using Sagan's book, the main objective was to investigate the meanings that students attributed to scientific knowledge taking into consideration aspects of production conditions of these meanings. To achieve these goals, questionnaires were answered by high school students in a federal institution where the learners participated in an extraclass activity of the reading club. In addition, during the meetings with these students, the discussions were audio recorded in order to identify the specific conditions of production in which students assume peculiar discursive positions. In the light of the French Discourse Analysis, the data was analyzed through Michel Pêcheux and Eni Orlandi's framework. As a conclusion, this research shows that science fiction can be used as methodology that facilitates teaching-learning process in science education. Keywords: Carl Sagan. Science Fiction. Science Teaching. Discoursept_BR
dc.format.extent59 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSagan, Carl, 1934-1996pt_BR
dc.subjectCiencias - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFicção cientificapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleContato entre a ficção científica e o ensino de ciências : uma análise da obra de Carl Saganpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples