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dc.contributor.authorOrmeneze, Márcia Cristina de Souzapt_BR
dc.contributor.otherGouveia, Andréa Barbosa, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-28T15:23:37Z
dc.date.available2021-01-28T15:23:37Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68485
dc.descriptionOrientadora : Andréa Barbosa Gouveiapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo ressalta a importância do conhecimento por parte da comunidade escolar e local, sobre a organização do trabalho pedagógico na escola pública, para referendar os princípios da gestão democrática, da autonomia, da participação, da construção do projeto político pedagógico e a qualificação do gestor. O modelo atual da gestão escolar no Estado do Paraná apresenta traços democráticos representados pela autonomia, a participação e o trabalho coletivo. O governo tem priorizado políticas públicas para a educação, no sentido de priorizar o ensino e a aprendizagem para todos, valorizando os professores com programa de educação continuada e os gestores com curso de pós-graduação na área específica de gestão escolar, articulando as teorias da administração com as orientações pedagógicas, com o objetivo de garantir os seguintes princípios: direito à educação, à inclusão e a qualidade social, a gestão democrática. Assim, este modelo de gestão deve contribuir para que as instituições educacionais, articuladas com outras organizações, participem da construção de uma sociedade sustentada no tripé: justiça social, igualdade e democracia. Palavras-chave: gestão democrática, participação, autonomia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This article emphasizes the importance of the knowledge for the school local community, on the organization of the pedagogic work in the public school, to countersign the principles of some issues such as the democratic administration, the autonomy, the participation, the construction of the pedagogic political project and the manager's qualification. The currentmodel of the school administration in the State of Paraná presents democratic features represented by the autonomy, the participation and the collective work. The government has prioritized public politics for the education, in the sense of prioritizing the teaching and the learning for every one, valuing the teachers work through providing continuous educational programs and for the administrators provided masters degree course in the specific area of school administration, articulating the theories of the administration with the pedagogic orientations, aiming at guaranteeing the following principles: right to the education, to the inclusion, to the social quality and to the democratic administration. Therefore, this administration model should contribute so that the education institutions, articulated with other organizations, take part in the construction of a society sustained by the tripod: social justice, equality and democracy.pt_BR
dc.format.extent[13 f.].pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.titleGestão democrática na escola públicapt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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