• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gestão Escolar
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Evasão escolar no ensino médio : ensino "blocado" é a solução?

    Thumbnail
    View/Open
    E - JORGISNEI FERREIRA DE REZENDE.pdf (203.6Kb)
    Date
    2010
    Author
    Rezende, Jorgisnei Ferreira de
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Evasão escolar - Estudo e ensino (Ensino médio)
    Repetencia - Estudo e ensino (Ensino médio)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização
    Abstract
    Resumo: Abordar a evasão escolar no Brasil é debater um tema já antigo e que gera sempre grande apreensão pela ineficácia de muitas ações propostas até hoje. Pelo menos é o que se nota analisando os índices de evasão atuais. Com a apresentação da proposta do Ensino Médio em Blocos em alguns colégios paranaenses para implantação da mesma, espera-se, segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEED), que os índices de evasão no Ensino Médio Noturno diminuam. Com o objetivo de compartilhar a experiência ocorrida em 2009 com a implantação da referida proposta no Colégio Estadual Ana Molina Garcia em Londrina, o presente trabalho dispõem-se a trazer elementos para fomentar o debate a respeito dos caminhos a serem seguidos visando diminuir os altos indices de evasão escolar no Ensino Médio Noturno e que requerem algumas medidas complementares para se lograr êxito. O artigo passa por uma revisão da literatura sobre a evasão escolar e traz um histórico da concepção da proposta do Ensino Médio em Blocos até a implantação no Colégio Estadual Ana Molina Garcia. São apresentados os resultados relacionados ao ensino médio desde sua implantação em 2002 até 2009, onde os elementos comparativos apresentados facilitam uma leitura da situação, relativa ao Ensino Médio Noturno dentro dessa nova proposta de organização das disciplinas em blocos semestrais. Os índices apresentados, oriundos de pesquisas realizadas com alunos, destacam diferenças e informações relevantes entre os dois semestres de 2009 e que servem de base para análises e conclusões que avaliam a potencialidade da proposta como medidaa preventiva, não somente à evasão no Ensino Médio Noturno, mas também à reprovação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68456
    Collections
    • Gestão Escolar [66]

    Related items

    Showing items related by title, author, creator and subject.

    • O domínio do sistema gráfico no processo de aquisição da língua escrita 

      Firmann, Gabriela (2002)
    • Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau 

      Sowek, Osvaldo (1987)
      Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...
    • Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a assimilação de conceitos biológicos e genéticos 

      Kawashima, Ana Beatriz (2015)

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV