Evasão escolar no ensino médio : ensino "blocado" é a solução?
Resumo
Resumo: Abordar a evasão escolar no Brasil é debater um tema já antigo e que gera sempre grande apreensão pela ineficácia de muitas ações propostas até hoje. Pelo menos é o que se nota analisando os índices de evasão atuais. Com a apresentação da proposta do Ensino Médio em Blocos em alguns colégios paranaenses para implantação da mesma, espera-se, segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEED), que os índices de evasão no Ensino Médio Noturno diminuam. Com o objetivo de compartilhar a experiência ocorrida em 2009 com a implantação da referida proposta no Colégio Estadual Ana Molina Garcia em Londrina, o presente trabalho dispõem-se a trazer elementos para fomentar o debate a respeito dos caminhos a serem seguidos visando diminuir os altos indices de evasão escolar no Ensino Médio Noturno e que requerem algumas medidas complementares para se lograr êxito. O artigo passa por uma revisão da literatura sobre a evasão escolar e traz um histórico da concepção da proposta do Ensino Médio em Blocos até a implantação no Colégio Estadual Ana Molina Garcia. São apresentados os resultados relacionados ao ensino médio desde sua implantação em 2002 até 2009, onde os elementos comparativos apresentados facilitam uma leitura da situação, relativa ao Ensino Médio Noturno dentro dessa nova proposta de organização das disciplinas em blocos semestrais. Os índices apresentados, oriundos de pesquisas realizadas com alunos, destacam diferenças e informações relevantes entre os dois semestres de 2009 e que servem de base para análises e conclusões que avaliam a potencialidade da proposta como medidaa preventiva, não somente à evasão no
Ensino Médio Noturno, mas também à reprovação.
Collections
- Gestão Escolar [99]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python
Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13) -
Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google
Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13) -
Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau
Sowek, Osvaldo (1987)Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...