• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016017P3 Programa de Pós-Graduação em Direito
    • Teses
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016017P3 Programa de Pós-Graduação em Direito
    • Teses
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O discurso proprietário e suas rupturas : prospectiva e perspectivas do ensino do direito de propriedade

    Thumbnail
    View/Open
    T - EROULTHS CORTIANO JUNIOR.pdf (7.217Mb)
    Date
    2001
    Author
    Cortiano Junior, Eroulths
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Direito de propriedade
    Direito civil - Brasil
    Propriedade (Direito)
    Posse (Direito)
    Direito - Estudo e ensino
    Direito
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    Resumo: A tese examina o papel do discurso do ensino do direito de propriedade como mantenedor do discurso proprietário da modernidade. A partir daí, procura-se demonstrar que o discurso do ensino jurídico impede a renovação do discurso proprietário, e que as possibilidades de construção de um novo direito de propriedade, desenhadas na Constituição Federal de 1988, são desconstruídas por um ensino descontextualizado, dogmático e unidisciplinar. No primeiro capítulo investiga-se a formação do discurso proprietário a partir da superação do sistema feudal e da implantação de um novo modo de produção. No segundo capítulo encontra-se a caracterização do discurso proprietário: um determinado modelo proprietário que se transforma em princípio proprietário. O modelo proprietário, legado dos códigos oitocentistas, refere-se a uma concepção abstrata e quantitativista da propriedade. Esse modelo é dotado de ampla expansividade e vai transformar-se em princípio da organização de uma sociedade marcada pelo signo do econômico. No terceiro capítulo são investigadas as rupturas que o discurso proprietário sofre com as ideias de função social da propriedade e de repersonalização do direito. Essas rupturas são assumidas pela Constituição de 1988, que abre possibilidades várias em relação à pluralidade proprietária e ao respeito à dignidade da pessoa humana. No quarto capítulo analisam-se as limitações do ensino do direito de propriedade por meio do instrumental fornecido por Michel Foucault em "A Ordem do Discurso", o que permite compreender as razões pelas quais o ensino colabora para a não renovação do direito de propriedade. A conclusão é de que é necessário desconstruir o discurso do ensino do direito de propriedade para que apareçam as rupturas do discurso proprietário, agora renovado.
     
    Abstract: This thesis examines the place of the teaching discourse about Property Law such as sustainer of the Discourse on Property in our times. In consequence we search to demonstrate that juridical teaching discourse keeps away the renewal of the Discourse on Property and that construction possibilities of new Property Law, such as the ones drawn by the Federal Constitution of 1988 are demolished by a dogmatic, Unitarian subject and uncontextual kind of teaching. On the first chapter formation of Discourse on Property from the surmounting of the feudal system and implantation of a new mode of production is investigated. On the second chapter we can find the characterization of Discourse on Property, a certain Property Model which becomes a Property Principle. Property Model legated by the eighteen hundred codes refers to an abstract and quantitative conception of Property. This model is endowed of large capacity of expansion and will be transformed into the organization principle of an economic sign marked society. Within the third chapter we investigate the disruptions that Discourse on Property suffers from the ideas of social function of Property and repersonalization of Law. Theses disruptions are assumed by Constitution of 1988, which opens several possibilities towards property plurality and respect towards the dignity of personal human being. On the fourth chapter we analyze the limited possibilities on the teaching of Property Law through comprehension of Michel Foucault's "The Order of Discourse", which allows to understand the reasons why teaching collaborates to the non-renewal of the Property Law. Conclusion is one must demolish the discourse on the teaching of Property Law so that disruptions are able to disclose from Discourse on Property now renewed.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68431
    Collections
    • Teses [274]

    Related items

    Showing items related by title, author, creator and subject.

    • Direito real de laje na legalidade constitucional : repercussões sócio-econômicas da positivação do instituto 

      Provensi, Jamile Maria Gondek, 1982- (2022)
      Resumo: Neste trabalho dissertativo, desenvolveu-se estudos e pesquisas acerca do direito real de laje, inserido na Lei n. 10.406/2002 (Código Civil) pela Lei n. 13.465/2017, que dispõe sobre a regularização fundiária rural ...
    • O sujeito diferenciado : a noção de pessoa indígena no direito brasileiro 

      Dantas, Fernando Antonio de Carvalho (1999)
    • Culpa, responsabilidade e a metafísica no direito 

      Chiarani, Pedro Dallacosta, 1998- (2020)
      Resumo : Aqueles que tomam o direito como seu objeto de estudo logo aprendem a reconhecer uma certa lógica jurídica que funciona de pano de fundo comum a diversos de seus campos. Essa lógica, caracterizada sobretudo por ...

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV