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dc.contributor.authorSilva, Ivania Maria Grosselli dapt_BR
dc.contributor.otherMartins, Joseth Antonia Oliveira Jardimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-28T15:32:02Z
dc.date.available2021-01-28T15:32:02Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68419
dc.descriptionOrientadora : Joseth Martinspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo traz uma reflexão sobre a questão da indisciplina escolar. Como afirma Aquino (1996) "Há muito os distúrbios disciplinares deixaram de ser um evento esporádico e particular no cotidiano das escolas brasileiras, para se tornarem, talvez um dos maiores obstáculos pedagógicos dos dias atuais." (p. 09). Nos últimos anos houve um aumento significativo de casos de indisciplina dentro das salas de aula da educação básica, tais como: barulho excessivo, a não- realização das tarefas propostas, a falta de obediência... sendo essa uma das questões mais discutidas no âmbito escolar e que constantemente gera muita polêmica. Inicialmente o presente artigo discute o universo conceitual do tema indisciplina escolar de acordo com autores renomados: Estrela (1992), e Rego (1996), Jesus (2000), Oliveira (2002) seguir, explora suas causas e características, buscando respostas para a pergunta: o que se considera e quais são as causas da indisciplina hoje? Este artigo analisa também a importância da estrutura familiar, fazendo para isso uma análise no "embrião" do problema, tentando verificar se é a partir daí que se conhecem os motivos que levam os indivíduos a se comportarem de forma indisciplinada. E por fim busca possíveis meios de prevenção, tais como: políticas internas, programas de formação para professores em serviço, organização de grupos de avaliação e planejamento para promover mudanças na escola, entre outras. Para aprofundar reflexões a cerca deste tema este artigo buscou embasamento teórico em livros de autores renomados como: Piaget (1973) Tiba (1996), Groppa (1996), buscando nas literaturas dados que contribuam para ajudar a prevenir a indisciplina, realizamos também pesquisa de campo através de observações dentro de uma escola da Rede Municipal de educação básica, no entanto penso que não tivemos tempo hábil para operacionalizar os conhecimentos adquiridos e socializá-los objetivando minimizar o problema.pt_BR
dc.format.extent19 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectEducação - Participação dos paispt_BR
dc.titleIndisciplina escolar : é possível prevenir?pt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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