Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRanzi, Serlei Maria Fischer, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorFuckner, Cleusa Mariapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T18:58:53Z
dc.date.available2022-11-18T18:58:53Z
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68406
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Serlei Maria Fischer Ranzipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 139-145pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo norteador deste trabalho foi a constituição principalmente a partir da memória da trajetória desta instituição: O Colégio de Educação Familiar do Paraná - um estabelecimento de ensino católico de Curitiba, da segunda metade do século XX (1953-1986). Através da retrospectiva histórica, pretendeu-se analisar a educação desenvolvida por este centro de formação feminina, investigando a formação profissional e o cotidiano de uma ação pedagógica que iniciada na década de 50, atendendo aos discursos da época quanto ao papel feminino, permanecendo até 1986 quando se delineou o encerramento de suas atividades. Este colégio que começou como um curso de preparação para o casamento, tornou-se uma importante escola de formação feminina que marcou época na sociedade curitibana. Destinado à formação de moças da elite, era ponto de referência e de encontro para o público masculino, ficou conhecido como "caça marido", sendo esta uma representação ainda presente no imaginário e na avaliação das ex-alunas. Por outro lado, o colégio tinha uma proposta diferenciada das demais escolas Normais da cidade, vinculada aos objetivos da congregação mantenedora que era a sensibilização e a "conscientização" das mulheres privilegiadas economicamente através do contato com a realidade social das camadas marginalizadas. Foi analisada também a relação entre a proposta de educação desenvolvida pelo estabelecimento e a relação com a Igreja Católica. Assim como a visão de mulher construída pela imprensa curitibana nas décadas de 50 a 70. Tendo como referencial teórico as discussões contemporâneas sobre memória, gênero e educação foram utilizadas fontes escritas e orais. As fontes escritas são constituídas por jornais: dois laicos e um católico, por documentos preservados pela congregação e pelas entrevistadas. As fontes orais são resultantes de entrevistas com professoras religiosas, professoras leigas e ex-alunas, com isso procurou-se avaliar os resultados da ação pedagógica e assistencial da instituição através das apropriações na prática das alunas entrevistadas. A justificativa para esta pesquisa foi a busca de construção da memória da instituição e de uma forma de educação feminina em Curitiba. Esperamos com este trabalho ter contribuído para a configuração de um quadro da história da educação paranaense e que o mesmo possa servir de base para outros trabalhos que aprofundem o tema.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The guiding objective of this work was the constitution mainly from the memory path of this institution: O Colégio de Educação Familiar do Paraná - teaching catholic foundation of Curitiba, in the second half of 20th century (1953-1986). Through the historic retrospective; it pretended to analyze the education developed by this center of feminine formation, investigating the professional formation and the quotidian of a pedagogic action that had begun in the fifty decade in view of epoch discourses as the female paper until 1986 when delineated the finishing of its activities. This school, that began with one course of training for wedding life, became an important school of feminine formation, that marked out the epoch in the curitibana society. It was destined to form elite lady, it was reference point and meeting for the masculine public it has known as "look for a husband" (Caça Marido), being this a representation till present in the imaginary and in the valuation of ex-pupils. In another side the school had a differenced proposal besides normal schools of Curitiba, bond to the goals of congregation that keep it which was the sensiting and the consciousness of ladies by economically privileged class through the contact with social reality of the excluded class. It was also analyzed the relation between the education proposal developed by the school and the relation with Catholic Church. As well as the woman view made of opinion published by the curitibana press in the 50 to 70 decades. Having as theoretician reference to the contemporanean discussions about memory, humankind and education were utilized written and oral means. The written means were constituted by newspapers two seculars and a catholic one, to protected documents by congregation and by interviewed people. The oral means were resultant of interview with religious teachers, outsider teachers and ex-pupils; with this it had found to evaluate the result of pedagogic and assistance action of the institution through the permanences in the practical of the interviewed pupils. The justification for this investigation was searching of memory process of the institution and the feminine education in Curitiba. We hope with this work have had contributed for the configuration of history step of Paranaense education and that the same can serve as principle for other works which makes a profound study theme.pt_BR
dc.format.extent152 f. + anexos : il., retrs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMulheres - Educação - Paraná - 1953-1986pt_BR
dc.subjectMulheres - Casamento - Paraná - 1950pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectCuritiba (PR) - Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMagistério e casamento : memória e formação no Colégio de Educação Familiar do Paraná (1953-1986)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples