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dc.contributor.authorSoares, Ricardo Luispt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-29T23:44:31Z
dc.date.available2021-01-29T23:44:31Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68385
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Cecília Marins de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 97-108pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho investiga o ensino de Psiquiatria no Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trata-se de pesquisa documental, na qual, para estudo dos dados obtidos, são utilizadas as técnicas de análise de documento e análise de conteúdo. A documentação investigada refere-se ao ensino ministrado entre os anos de 1990 a 1998. Primeiro são estudados a formação e a constituição do corpo docente, as disciplinas e o departamento responsável pelo ensino de Psiquiatria. A seguir são analisados os planos de ensino de cada uma das disciplinas da área, sendo os dados obtidos agrupados nas categorias referentes aos objetivos do ensino, ao conteúdo ministrado, às estratégias de ensino utilizadas e aos métodos de avaliação empregados. Embora não se trate de estudo comparativo, dados do ensino de Psiquiatria no Curso de Medicina da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), são utilizados como referência para análise daqueles obtidos nesta investigação. Entre os dados analisados destacam-se: o número reduzido de professores responsáveis pelo ensino de Psiquiatria na UFPR, apenas 6, enquanto na UFRGS, este número chega a 22; o fato de apenas 1 docente ter cursado pós-graduação strictu-sensu na UFPR, na UFRGS mais de 50% dos docentes cursaram esta pós-graduação; a ausência de formação pedagógica dos docentes de Psiquiatria na UFPR; a carência de atividades de pesquisa e de atendimento à comunidade desenvolvidas pelo corpo docente de Psiquiatria da UFPR; as lacunas encontradas nos planos de ensino das disciplinas de Psiquiatria, da UFPR, em relação as quatro categorias analisadas, objetivos, conteúdo, estratégias de ensino e avaliação, conforme referencial teórico utilizado. Os resultados deste estudo indicam que o ensino ministrado na área de Psiquiatria no Curso de Medicina da UFPR, examinado à luz das concepções atuais sobre o ensino médico e tomando como referência o ensino de Psiquiatria ministrado na UFRGS, apresenta algumas defasagens. Tendo como finalidade contribuir para a melhoria deste ensino na UFPR, conclui-se o presente estudo propondo-se algumas sugestões.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study examines the Psychiatry teaching on Universidade Federal do Paraná's Medicine Course. This is a documental research, in which, in order to study the obtained data, document analysis and contend analysis techniques are used. The documents examined refer to the teaching ministered between the years 1990 and 1998. First of all, the structure and the college formation of the teaching board are studied, as well as the subjects and the department responsible for the Psychiatry teaching. Then each subject's teaching plan is analyzed, the obtained data being gathered in categories referring to the teaching aims, to the content taught, to the teaching strategies utilized and to the evaluation methods' applied. Although this is not a comparative study, data from the Psychiatry teaching on the Medicine Course of Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) are used as a reference to analysis of those obtained in this examination. Among the analyzed data, the following distinguishes: the reduced number of professors responsible for the Psychiatry teaching in UFPR, just six, while in UFRGS this number reaches 22; the fact that only one professor had "strictu-sensu " post-graduation in UFPR, in UFRGS more than 50% of the professor had that kind of post-graduation; the absence of pedagogic education if the UFPR's Psychiatry professors; the lack of research and community services of the Psychiatry's teaching board; the blanks found on the Psychiatry subjects' teaching plans, on UFPR, in relation to the four categories analyzed, aims, contents, teaching strategies and evaluation, according to the theoretical referential utilized. The results of this study indicate that the teaching ministered in the field of Psychiatry on the Medicine Course of UFPR, if examined lightened by the current concepts of medical teaching and taking as reference the Psychiatry teaching ministered on UFRGS, show some fail. Having as a purpose to contribute to the improvement of this taught in UFPR, it follows that the present study presents some suggestions.pt_BR
dc.format.extent108 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsiquiatria - Estudo e ensino - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPsiquiatriapt_BR
dc.subjectPsiquiatria - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO ensino de psiquiatria no curso de medicina da Universidade Federal do Paraná : uma análisept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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