dc.contributor.advisor | Alves, Wilson João Marcionílio | pt_BR |
dc.contributor.author | Cordeiro, Cleusa Aparecida dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-13T19:03:05Z | |
dc.date.available | 2021-01-13T19:03:05Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68361 | |
dc.description | Orientador : Wilson João Marcionílio Alves | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho foi elaborado diante da preocupação em relação à responsabilidade dos envolvidos na avaliação escolar no Ensino Fundamental. Com base nos anos de trabalho e na dificuldade de inserir alunos, pais e educadores na prática avaliativa como processo facilitador de aprendizagem, e compreendendo que por meio da avaliação, é possível repensar a prática do planejamento e da avaliação por parte dos professores as reflexões apresentadas colocam em debate elementos norteadores da redefinição da Avaliação e de suas abordagens, tendo como finalidade a formação da consciência crítica de pais, alunos e professores e ao mesmo tempo, entendese que a mesma só tem sentido na medida em que a sua prática favoreça o aluno em relação à aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.title | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização | pt_BR |