Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPedra, Jose Alberto, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-23T18:24:55Z
dc.date.available2022-08-23T18:24:55Z
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68352
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Alberto Pedrapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 207-212pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo está inserido na linha de pesquisa denominada Currículo e Conhecimento, desenvolvida no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná e descreve a trajetória que percorri, para identificar de que forma a educação motora está inserida no currículo da Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Caracterizado como uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvi o estudo, a partir da análise e interpretação dos documentos curriculares, que norteiam a educação da criança de 0 a 6 anos na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, utilizando como instrumento metodológico a análise de conteúdo. Nas categorias de análise construídas no estudo, identifiquei que os documentos curriculares reconhecem a importância do movimento corporal, no processo educacional da criança de 0 a 6 anos, mas o abordam de forma diferenciada, em suas diretrizes. O documento Proposta Pedagógica de 0 a 6 anos, que orienta o trabalho pedagógico, com as crianças de 3 meses a 5 anos das creches municipais de Curitiba, ao propor o desenvolvimento de atividades pedagógicas com características de vivências motrizes, apresenta a educação motora de forma subjacente. O documento Currículo Básico da Rede Municipal de Ensino de Curitiba - Pré-escola que orienta o trabalho pedagógico com as crianças de 5 a 6 anos, inseridas nas turmas de pré-escolas das creches e escolas municipais de Curitiba, apresenta o movimento corporal como uma estratégia do processo ensino-aprendizagem infantil, valorizando no período da alfabetização a aprendizagem da leitura e da escrita. Finalizando, destaco na investigação a influência dos estudos da psicologia infantil nestes documentos curriculares e concluo que a Rede Municipal de Ensino de Curitiba não apresenta de forma explícita, diretrizes curriculares para a sistematização da educação motora, na Educação Infantil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The following study was developed adhering to the Curriculum and Knowledge line of research, offered in the Master of Education Program at the Universidade Federal do Paraná and describes the path I followed to identify how motor education is incorporated into the pre-school curriculum in the Municipal Educational System of Curitiba. Characterized as qualitative research, the study was carried out analyzing and interpreting curricular documents that guide the education of children from 0-6 years of age in the Municipal Educational System of Curitiba using content analysis as a methodological instrument. According to the forms of analysis developed in the study, I identified that the curricular documents recognize the importance of corporal movement in the educational process of children from 0-6 years of age, but approach it differently in their guidelines. The document entitled Pedagogical Proposal for children 0-6 years of age that guides the pedagogical work with children from 3 months to 5 years in the municipal day care centers of Curitiba, presents motor education in an underlying manner by proposing the development of pedagogical activities with characteristics of motor experience. The document entitled Basic Curriculum of the Municipal Educational System of Curitiba - Pre-school that guides the pedagogical work with children from 5 to 6 years of age, contained in the pre-school groups of the day care centers and municipal schools of Curitiba, present corporal movement as a strategy of the pre-school teaching-learning process, emphasizing reading and writing. Finally, I would like to highlight the influence of studies in child psychology in these curricular documents and conclude that the Municipal Educational System of Curitiba does not present curriculum guidelines for the systematization of motor education in pre-school education in an explicit manner.pt_BR
dc.format.extent76 f. + anexos : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCapacidade motora em criançaspt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA educação motora no currículo da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples