Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBecker, Lauro da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMaidl, Marilza do Rociopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-25T18:45:32Z
dc.date.available2022-08-25T18:45:32Z
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68348
dc.descriptionOrientador: Lauro da Silva Beckerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 141-145pt_BR
dc.description.abstractResumo: O desenvolvimento das habilidades de compreensão de textos orais e escritos constitui um dos aspectos mais importantes a serem trabalhados pela escola na efetivação do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista a problemática de como a criança matriculada no 1º grau compreende um texto, este estudo procurou não só identificar e analisar os níveis de compreensão alcançados por esses alunos, diante de textos orais e escritos, bem como verificar a interferência da sua forma de apresentação (escrita e oral) nos níveis de compreensão alcançados pelos estudantes. Para identificar esses níveis de compreensão foi elaborado um instrumento de pesquisa, tendo como referencial teórico a taxionomia das dimensões cognitivas e afetivas da compreensão em leitura, organizada por BARRET. De acordo com esta taxionomia, o instrumento utilizado no estudo apresentou quatro categorias (divididas em subcategorias), dispostas numa ordem hierárquica de dificuldades, que representam os níveis de compreensão de textos a serem alcançados pelos alunos. O instrumento de pesquisa foi aplicado em alunos que frequentavam o 1º grau, matriculados na 5ª e 8ª séries de duas escolas da rede estadual de ensino da Capital. O critério utilizado para a escolha das escolas e a seleção da amostra deveu-se ao fato da pesquisadora ministrar aulas de Português para os alunos de 5ª e séries pertencentes a esses dois estabelecimentos de ensino. A aplicação do instrumento permitiu a coleta de dados referentes a dois tipos de textos apresentados aos alunos: um oral e um escrito. Em se tratando do texto escrito, a análise dos dados demonstrou que os alunos matriculados na 8ª série atingem um número superior de níveis de compreensão, em relação aos de 5ª série. Entretanto, a análise pormenorizada de cada nível atingido pelos primeiros, não lhes garante um desempenho satisfatório se levar em consideração o grau de escolaridade a que pertencera. No que se refere ao texto oral, os resultados revelaram que os alunos das duas séries mostram melhor desempenho do que no texto escrito. Neste sentido, os alunos de 5ª série conseguem se equiparar aos resultados obtidos pela 8ª série. A partir dessas constatações, chegou-se à conclusão que o instrumento utilizado na pesquisa foi capaz de captar e identificar, em pormenores, algumas das dificuldades encontradas pelos alunos, no que concerne à compreensão de textos. Nesta perspectiva, observou-se que certas habilidades básicas de compreensão de textos não são desenvolvidas, satisfatoriamente, a nível de 1º grau. Este fato evidencia um certo descuido por parte da escola na preparação do aluno para decodificar e compreender, principalmente, o código escrito. Isso implica a necessidade de uma revisão profunda dos métodos e técnicas empregados pela escola, no sentido de promover o desenvolvimento de habilidades de compreensão de textos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The development of the comprehension skills in oral and written texts consists in one of the most important aspects to be worked out by a school in the effectiveness of the teaching-learning process. Having in one's eyes the problematic of how the child enrolled in the first grade understands a text, this study tried not only to identify and analyse the levels of understanding reached by these students, facing oral and written texts, but also verify the interference of its presentation (written and oral) in the comprehension levels reached by the students. To identify these levels of comprehension, a research medium has been made, having a theoretical reference, the taxonomy of the cognitive and affective dimensions of comprehension in reading, organized by BARRET. According to this taxonomy, the medium used in the study presented four classes (divided into sub-classes) organized in a hierarchical order of difficulties, which represent the levels of comprehension of the texts to be reached by the students. The medium of research has been applied to students who attend the first grade, enrolled in the 5th and 8th years of two schools of the estate teaching complex of the capital. The criterion used to choose the schools and the selection of the sample was the fact that the researcher gives Portuguese classes for the students of the 5th and 8th years due to these two educational establishments. The application of the medium made the collection of figures referring to two kinds of texts presented to the students possible: an oral and a written one. Dealing with the written text, the figures analysis showed that the students of the 8th year reach a superior number of levels of comprehension, in relation to the ones of the 5th year. Meanwhile, the detailed analysis of each level reached by the first group, does not ensure them, a satisfactory performance if one takes in consideration the degree of schooling to which they belong. In the oral text the students of both years revealed a better performance than in the written one. In this sense, the students of the 5th year are able to put themselves up to the results by the 8th year students. From these evidences one has come to the conclusion that the medium used in the research, has been able to pick up and identify in details some of the difficulties faced by the students, in what concerns to the comprehension of texts. In this perspective, one has observed that certain basic abilities are not satisfactorily developed in the first grade level. This fact makes evident a certain carelessness at hand of the educational system in the preparation of the student to interpret, mainly, the written code. This implies the necessity of a deep revision of the methods and techniques used by schools, in the sense of promoting the- development of the abilities of comprehension of texts.pt_BR
dc.format.extentxv, 177 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectLeitura - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro graupt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCompreensão de textos : habilidades básicas a nível de 1º graupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples