Os caminhos do ensino de graduação em enfermagem na cidade de Curitiba, de 1953 a 1994
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Data
1999Autor
Pizani, Maria Angelica Pinto Nunes
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Resumo: Estudo de natureza histórica e qualitativa, de caráter regional, que analisa o ensino de graduação em Enfermagem, na cidade de Curitiba, quanto à sua origem, evolução e expansão, no período de 1953 a 1994. Utiliza-se o método de estudo multicaso histórico organizacional, trabalhando-se com a história oral de professores. Aplicam-se as técnicas da heurística, da crítica e da hermenêutica, na compreensão dos dados obtidos e no levantamento do material colhido nas entrevistas e nos documentos pesquisados, adotando-se a técnica da triangulação dos dados. Busca-se retratar a organização dos cursos existentes, as informações dos professores sobre as escolas, os currículos e os métodos de ensino, enfim o cotidiano escolar, levando em consideração aspectos de ordem política, administrativa, econômica, social e cultural das diferentes conjunturas deste período. A pesquisa concentra-se em duas instituições de ensino superior levantando-se dados pertinentes à localização histórico-social da Escola de Enfermagem Madre Léonie e à sua posterior incorporação à atual Pontifícia Universidade Católica do Paraná e do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Realizou-se uma retrospectiva histórica da atividade e do ensino da Enfermagem, desde suas origens no Brasil e as influências externas que atuaram sobre este tipo de atividade profissional. A Escola Madre Léonie, criada por uma congregação religiosa, na década de 50, teve como modelo a Escola Ana Néri, do Rio de Janeiro, antes de incorporar-se à Universidade Católica do Paraná. O Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná surgiu quando da mudança das políticas de saúde e educação do Brasil, nos anos 70. Há ênfase nos currículos das escolas ao modelo biomédico, sendo predominante o quadro de professores médicos trabalhando as disciplinas do ciclo básico, pré-profissional, até 1994. Constata a rigidez disciplinar nos cursos, a extrema racionalidade técnica e a diferenciação existente entre as duas instituições, no tocante à qualificação do seu corpo docente, à produção de pesquisa bem como à marcante vinculação entre a formação e a prática de ensino, verificada nos relatos dos entrevistados. Abstract: Historical and qualitative nature study of regional character, that analyzes the nursing graduation teaching in the city of Curitiba, in relation to its origin, evolution and expansion, in the period of 1953 - 1994. The methodology opted for is the historical-organizational multicase method of study, working with teachers' oral history. In addition, the study was made through the techniques of the heuristic, the critic and the hermeneutic, to understand all informations given by interviews and documents researched. For validation of the study was adapted the data triangulation technique. The analysis is in search of the organization of the existent courses, teacher's informations about schools; curricula and methodologies of the teaching, finally the daily school taking administrative politician, socioeconomic and cultural aspects into account of different conjunctures of that period. The investigation is concentrated on two Superior Education Institutes, in agreement with this work we data processed of the historical-social location of Madre Léonie Nursing School - Escola de Enfermagem Madre Léonie - and its after incorporation to Pontifícia Universidade Católica do Paraná; as well as the Universidade Federal do Paraná Nursing Course. The work makes inquiries for realize a historical retrospective of nursing teaching activity, since its origins in Brazil and external influences that had effect on this model of professional activity. The Escola Madre Léonie, created by an effort of a religious congregation in the 1950s had the Escola Ana Néri, in Rio de Janeiro, as a pattern, before its incorporation to Universidade Católica. By means of Brazilian health and education politics the nursing course of Universidade Federal do Paraná appeared in the 1970s. It is notable the emphasis at the curricula of both schools, of the biomedical model, and the predomination of physicians in the schools staffs teaching disciplines of the basic cycle at pre-profissional level, until 1994. Ascertain the rigidity discipline at the courses, the extreme technical rationality and the notable differentiation between both institutions in relation to the qualification of the school staff, the research production, also the remarkable linked between the formation and the teaching practice, that is tested in the speech of the subjects.
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