Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Ana Paula dept_BR
dc.contributor.authorReis, Ângela Maria Teles dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolarpt_BR
dc.date.accessioned2022-08-19T20:55:19Z
dc.date.available2022-08-19T20:55:19Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68324
dc.descriptionOrientadora : Ana Paula de Castropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: O projeto desenvolvido "Jogos e Brincadeiras na educação Infantil", no Centro de Educação Infantil Simoni, teve por finalidade demonstrar que o brinquedo é um ponto de partida para o desenvolvimento do pensamento da criança, e que também proporciona o aprender através do brincar e do fazer. A execução do projeto procurou indicar os caminhos a serem planejados pelos professores da escola, levando os alunos às descobertas e à aprendizagem através do lúdico. Esses caminhos podiam estar bem próximos àqueles que eles já conheciam, bastando apenas existir intervenção do professor e condução no processo de aprendizagem. Além desses aspectos, o projeto teve por finalidade investigar como cada criança brinca e as relações e esquemas cognitivos criados por ela nesse processo. Durante a execução do projeto pode-se observar um clima distinto nas salas de aula, mais harmonioso e prazeroso. Após a aplicação das atividades, foi verificado maior rendimento das crianças participantes. Esses se interessaram mais pelas tarefas e jogos propostos, executando-as com mais interesse e zelo. Os educadores envolvidos no projeto puderam trabalhar seu planejamento em cima da proposta do tema sem dificuldades, tornando as aulas mais dinâmicas. Exercitando a criatividade, responsabilidade, concentração, coordenação motora, retenção visual e auditiva, memória das crianças, e noções básicas de cidadania e respeito ao meio ambiente, as brincadeiras foram executadas com espontaneidade e os brinquedos foram confeccionados pelas crianças, com materiais recicláveis, contando com auxílio de cada professor. Com esse trabalho pode-se verificar o quanto é importante a brincadeira dentro da Educação Infantil, pois é através do brincar que se verificam as manifestações das crianças, expressando tudo o que as rodeia pelo jogo lúdico e simbólico.pt_BR
dc.format.extent17 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples