Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCardoso, Elpidio Marculinopt_BR
dc.contributor.authorVelasco, Margarita Judith Donosopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T19:14:13Z
dc.date.available2022-08-31T19:14:13Z
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68314
dc.descriptionOrientador: Prof. Elpídio Marculino Cardosopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 147-148pt_BR
dc.description.abstractResumo: O Objetivo Geral desta pesquisa, visa a fundamentação do currículo por meio da fenomenologia. A Base Epistemológica que se utiliza, para a busca do fundamento do currículo é uma integração das perspectivas fenomenológicas de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty. Os Objetivos Específicos que se estabelecem para conseguir o Objetivo Geral são: 1- Desvelamento e compreensão do ser da educação por meio da atitude fenomenológica. 2- Desvelamento e compreensão do ser do currículo por meio da atitude fenomenológica. O Termo Fenomenologia é definido como uma atitude filosófica. Isto quer dizer que a fenomenologia é entendida como uma atitude que não faz separação entre o método e a filosofia. A Atitude Fenomenológica têm dois momentos fundamentais: 1- O desvelamento. Isto é, a possibilidade de acordo entre presença e apreensão. O encontro radical do homem com o sentido expresso nas circunstâncias de seu mundo, na história, na própria existência. 2- A compreensão. Isto é, a pergunta que não apenas quer saber o que algo é, mas como é esse algo e qual é o sentido em que ele se desdobra inserido em seu horizonte originário. Quanto ao primeiro Objetivo Específico: Desvelamento e compreensão do ser da educação, esta pesquisa nos abriu os seguintes horizontes: 1- A educação se fundamenta na vida social. 2- A educação é possível porque existe a sociedade e porque o homem apresenta uma capacidade espiritual e uma tendência social. 3- A educação é comunicação. (Transmissão e assimilação da cultura socializada). 4- A autenticidade e a inautenticidade da educação, só podem ser compreendidas a partir da liberdade individual e da liberdade social. 5- A educação não tem um fim geral senão que múltiplos fins, tantos como sejam as situações em que a comunicação acontece. Quanto ao segundo Objetivo Especifico: Desvelamento e compreensão do ser do currículo, esta pesquisa nos abriu os seguintes horizontes: 1- O currículo se fundamenta na relação que o homem, enquanto ser, estabelece com a educação. 2- O currículo é a intenção de organizar o processo educativo e a própria efetivação dessa intenção. 3- A diferença do ser do currículo em relação ao ser da educação, é possível de ser apreendida, pela compreensão do homem como ura ser cuja peculiaridade consiste em estabelecer relações: relação consigo mesmo, com os outros homens, com a natureza, com as suas próprias criações espirituais. 4- A autenticidade e a inautenticidade do currículo só podem ser compreendidas a partir da liberdade individual e da liberdade social.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The general objective of this research is to discover a foundation for the curriculum through phenomenology. The epistemology base which is used to ascertain the fundamentals of curriculum is an integration of phenomenological perspectives of Edmund Husserl, Martin Heidegger and Maurice Merleau-Ponty. The specific aims which are established to obtain the General Objectives are: 1. Disclosure and Comprehension of education through phenomenological attitude. 2. Disclosure and Comprehensiveness of the curriculum phenomelogical attitude. The term phenomenological is similarly defined to a philosophical attitude, which means that no separation exists between them. A. Phenomenological attitude has two fundamental instances; 1. Disclosure. This is, a possibility of agreement between stature and aprehension. The radical encounter of man with his expressive faculties in his surroundings, in history and his existence. Comprehension. This question describes him as not only desirous to be knowledgeable, but is curious to discover in which direction it unfolds, and its original range of perception (horizon). Regarding the first specific objective, disclosure and comprehension of education, the final conclusions were attained: 1. Education is the basis for a social environment. 2. Education is possible because of the existence of society and also since mankind displays a spiritual capability, and a social inclination. 3. Education is communication (transmission and assimilation of socialized culture). 4. Education authenticity and un-authenticity, can only be understood emanating from individualistic and social independence. 5. Education does not have a definite ending, but multiple cessations. As to the Second Specific Objective: Disclosure and Comprehension of the curriculum, the following conclusions were reached: 1. The curriculum is founded on the relationship that mankind, as long as he lives, establishes with education. 2. The intention of the curriculum is to organize the educational procedure, and also the appropriate accomplishment of this intent. 3. Man's contrast and that of the educational curriculum is somewhat apprehensive of comprehension, which consists of establishing relationship with himself and with others, with nature and also including his personal creativity. 4. The authenticity and un-authenticity of the curriculum can only be comprehensible arising from individualistic and social liberty.pt_BR
dc.format.extent148 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectCurrículos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFundamentação do currículo por meio da fenomenologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples