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dc.contributor.authorAnastasiou, Léa das Graças Camargos, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherWachowicz, Lilian Anna, 1939-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T23:15:03Z
dc.date.available2021-01-20T23:15:03Z
dc.date.issued1990pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68303
dc.descriptionOrientadora: Lilian Anna Wachowiczpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 147-151pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta dissertação é registrar uma experiência vivida com um grupo de educadores da rede pública municipal de Curitiba, durante a participação de implantação de uma proposta de inovação curricular. Não tem esse trabalho a pretensão de ser conclusivo, mas busca clarear o papel do educador - enquanto profissional que se constrói historicamente - frente à implementação de uma proposta curricular inovadora. A determinação do tema emergiu de questionamentos oriundos de nossas experiências anteriores em São Paulo, quando também foi proposto à Rede Municipal de Ensino a adoção de uma nova e diferenciada proposta curricular , e da participação - aqui em Curitiba - de um momento com características similares. Buscando contextualizar a questão, direcionamos nossos estudos teóricos para a questão da escola de primeiro grau, do currículo em seu avanço neste século e da inovação: estes aspectos aparecem abordados na parte inicial da dissertação. A análise da proposta curricular da S.M.E. de Curitiba, objeto de implantação, é feita a seguir, visando-se neste momento, questioná-la enquanto inovadora ou não. A parte seguinte retrata como o professor percebe a proposta atual, em relação à anterior, conforme suas diferenças, possibilidades de viabilidade, de retorno à programação anterior, e as oportunidades de aprendizagem dos alunos, através das colocações dos educadores, durante as entrevistas realizadas. O contexto da organização escolar em relação aos aspectos administrativos, ao coletivo dos educadores, as reuniões e trocas de experiências e a comunidade, também expressa na fala dos educadores, é a abordagem que se segue. E finalmente, analisa-se a questão do educador, frente a proposta de inovação num contexto de rede pública de ensino. Esperamos com este momento de tentativa de resgate da fala do educador de "ponta de linha", que hoje atua na escola, abrir caminhos para outras experiências onde essa fala - que retrata a vivência e a leitura feita pelos que ali atuam - seja cada vez mais objeto de reflexão para futuras ações.pt_BR
dc.format.extentx, 154 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro graupt_BR
dc.subjectEscolas de primeiro graupt_BR
dc.subjectCurrículos - Mudançapt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro grau - Curriculospt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO educador e a implementação de uma proposta curricular inovadora a nível de primeiro grau : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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