dc.contributor.advisor | Knechtel, Maria do Rosário, 1930- | pt_BR |
dc.contributor.author | Marins, Jose F | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T19:12:13Z | |
dc.date.available | 2022-08-12T19:12:13Z | |
dc.date.issued | 1989 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68300 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Maria do Rosário Knechtel | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Mestrado em Educacão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 142-147 | pt_BR |
dc.description | Área de Concentração: Desenvolvimento de Recursos Humanos e Educacão Permanente | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Neste trabalho propomos sistematizar a Análise Triádica como uma abordagem alternativa de intervenção nas instituições. Usamos a metodologia da Pesquisa-Ação e recursos teórico-práticos das ciências sócio psicológicas. Os pressupostos básicos são: - e instituição é uma instancia simbólica que estrutura a sociedade incorporando-se nas organizações, grupos e indivíduos; - as instituições são formadas de processos que expressam uma Simultaneidade Holística, como totalidade; - os processos são movimentos da Triadicidade Social: a) na Instituição: o Instituído, o Instituinte e a Institucionalização, cuja objetividade é a Organização; b) no Grupo: a dinâmica dos Subgrupos: Dirigente, Divergente e Convergente; c) no Indivíduo: o Pensar, o Sentir e o Agir. A operatividade grupal utiliza os analisadores Organização, Grupo e Indivíduo na sua Tarefa e Projeto dentro de um Vínculo educacional baseado na Educação Permanente como "ensinagem". Supõe a elaboração de um ECRO - Esquema Conceitual, Referencial e Operativo do consultor, da organização e do grupo-sujeito, cujas fontes teóricas são: a Teoria da Organização Humana de Muller, a Cibernética Social de Gregori, a Psicologia Social de Pichon-Rivière e Bleger e alguns aspectos da Análise Institucional. O estudo represente mais de dez anos de trabalho do autor como consultor e instrutor de treinamento e desenvolvimento. Apresenta ainda uma experiência prática resumida de trabalho de campo, e traz uma bibliografia específica pouco divulgada na área de desenvolvimento de recursos humanos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In this work our purpose is to systematize the Triadic Analysis as an alternative approach of institution intervention. We use the Action-research methodology and practical-theoretical resources of social-psychological sciences. The basic assumptions are: - the institution is a symbolic instance which structures society incorporating itself in the organizations, groups and individuals; - institutions are formed by processes which express a Holistic Simultaneity, such as totality; - processes ere movements of the Social Triadicity: a) in the Institution: the Instituted, the Institutor and the Institutionalization which objectivity is the Organization; b) in the Group: the Subgroups Directing, Divergent and Convergent dynamics; c) in the Individual: the Thinking, the Peeling end the Acting. The operation of the group makes use of the analysers: the Organization, the Group and the Individual in its Task end Project within and educational Entail based on Permanent Education as "teach-learn". It assumes the elaboration of an "ECRO" - a conceptual, referential and operative scheme of the consultant, of the organization and of the subject-group, which references are: The Theory of Human Organization (by Muller), The Social Cybernetics (by Gregon), the Social Psychology (by Pichon-Rivière and Bleger) and some aspects of Institutional Analysis. This study represents more than ten years of the author's work as training and development consultant and instructor. It also presents a practical and concised fiel work experience and a specific bibliography not very known in the area of human resources development. | pt_BR |
dc.format.extent | ix, 147 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Psicologia social | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Análise triádica : a simultaneidade holística dos processos institucionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |