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dc.contributor.authorMarins, Jose Fpt_BR
dc.contributor.otherKnechtel, Maria do Rosário, 1930-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T02:09:20Z
dc.date.available2021-01-20T02:09:20Z
dc.date.issued1989pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68300
dc.descriptionOrientadora: Profa. Maria do Rosário Knechtelpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Mestrado em Educacãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 142-147pt_BR
dc.descriptionÁrea de Concentração: Desenvolvimento de Recursos Humanos e Educacão Permanentept_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho propomos sistematizar a Análise Triádica como uma abordagem alternativa de intervenção nas instituições. Usamos a metodologia da Pesquisa-Ação e recursos teórico-práticos das ciências sócio psicológicas. Os pressupostos básicos são: - e instituição é uma instancia simbólica que estrutura a sociedade incorporando-se nas organizações, grupos e indivíduos; - as instituições são formadas de processos que expressam uma Simultaneidade Holística, como totalidade; - os processos são movimentos da Triadicidade Social: a) na Instituição: o Instituído, o Instituinte e a Institucionalização, cuja objetividade é a Organização; b) no Grupo: a dinâmica dos Subgrupos: Dirigente, Divergente e Convergente; c) no Indivíduo: o Pensar, o Sentir e o Agir. A operatividade grupal utiliza os analisadores Organização, Grupo e Indivíduo na sua Tarefa e Projeto dentro de um Vínculo educacional baseado na Educação Permanente como "ensinagem". Supõe a elaboração de um ECRO - Esquema Conceitual, Referencial e Operativo do consultor, da organização e do grupo-sujeito, cujas fontes teóricas são: a Teoria da Organização Humana de Muller, a Cibernética Social de Gregori, a Psicologia Social de Pichon-Rivière e Bleger e alguns aspectos da Análise Institucional. O estudo represente mais de dez anos de trabalho do autor como consultor e instrutor de treinamento e desenvolvimento. Apresenta ainda uma experiência prática resumida de trabalho de campo, e traz uma bibliografia específica pouco divulgada na área de desenvolvimento de recursos humanos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this work our purpose is to systematize the Triadic Analysis as an alternative approach of institution intervention. We use the Action-research methodology and practical-theoretical resources of social-psychological sciences. The basic assumptions are: - the institution is a symbolic instance which structures society incorporating itself in the organizations, groups and individuals; - institutions are formed by processes which express a Holistic Simultaneity, such as totality; - processes ere movements of the Social Triadicity: a) in the Institution: the Instituted, the Institutor and the Institutionalization which objectivity is the Organization; b) in the Group: the Subgroups Directing, Divergent and Convergent dynamics; c) in the Individual: the Thinking, the Peeling end the Acting. The operation of the group makes use of the analysers: the Organization, the Group and the Individual in its Task end Project within and educational Entail based on Permanent Education as "teach-learn". It assumes the elaboration of an "ECRO" - a conceptual, referential and operative scheme of the consultant, of the organization and of the subject-group, which references are: The Theory of Human Organization (by Muller), The Social Cybernetics (by Gregon), the Social Psychology (by Pichon-Rivière and Bleger) and some aspects of Institutional Analysis. This study represents more than ten years of the author's work as training and development consultant and instructor. It also presents a practical and concised fiel work experience and a specific bibliography not very known in the area of human resources development.pt_BR
dc.format.extentix, 147 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAnálise triádica : a simultaneidade holística dos processos institucionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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