A contribuição do educador na organização do trabalho pedagógico na escola
Date
1993Author
Bartnik, Helena Leomir de Souza
Metadata
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Educadores - Estudo e ensino (Primeiro grau) - Cascavel (PR)Educadores - Formação
Professores de ensino de primeiro grau - Formação
Professores - Formação
Sociologia educacional
Dissertações - Educação
Educação
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DissertaçãoAbstract
Resumo: O presente estudo se propôs a analisar criticamente a contribuição do educador na organização do trabalho pedagógico nas escolas de 1º grau, da localidade de Cascavel - Estado do Paraná, bem como identificar sua contribuição na formação da consciência social e política da comunidade em geral. Alguns pontos de partida constituíram as preocupações centrais dessa investigação: 1. a insatisfação de pais, professores e alunos quanto ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem; 2. a falta de consistência teórica existente entre os profissionais da educação, para atuar no ensino de 1º e 2º graus e vencer os enfrentamentos que surgem no cotidiano dessas escolas; 3. as distâncias que continuam existindo entre os três graus de ensino, no contexto da educação, devido a ausência de uma articulação dos educadores; 4. a dissociação existente entre a ação curricular e as alternativas de uma gestão democrática consistente, que possibilite a "práxis" desejada; 5. as dificuldades imensas enfrentadas pelas Universidades Estaduais e Federais Brasileiras, face ao desempenho de sua função social, as quais não conseguem atender os ex-alunos com cursos de atualização. Dentro dessa perspectiva, procedeu-se uma análise histórica e teórica dos Cursos de Formação do Educador, assim como, dos princípios norteadores da ANFOPE, visando delinear alguns encaminhamentos para uma nova organização do trabalho pedagógico nas escolas, fundamentado nos seguintes pressupostos: - a formação dos profissionais da educação e sua função de intelectual organizador da cultura na escola e na sociedade; - a compreensão da educação na perspectiva de totalidade como uma categoria básica no processo de transmissão e reelaboração dos conteúdos científicos; - a gestão social e democrática como eixo central do processo de administração colegiada, - a educação permanente e a criatividade como um instrumento para o fortalecimento da formação dos profissionais que atuam nas escolas. Os dados da realidade foram coletados em dois momentos em 1991, em encontros e seminários, coordenados pela autora, com Diretores, Supervisores, Orientadores Educacionais e Professores da Rede Municipal de ensino de Cascavel; em 1992, visando estender o campo da investigação, foram realizadas entrevistas abertas não estruturadas à professores do ensino de 1º grau ,pertencentes a rede Estadual e atuantes em diferentes áreas dos currículos. O método utilizado no Estudo do Campo foi a da análise de conteúdo dos fragmentos dos discursos dos informantes ao nível de suas "práxis". Diante dos resultados obtidos, cabe reafirmar a necessidade de inserir no processo de reelaboração dos conteúdos os interesses e expectativas dos alunos, de tal forma que possam suscitar neles, o fascínio pela apropriação do conhecimento e a busca constante de um saber inovador.
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