• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A contribuição do educador na organização do trabalho pedagógico na escola

    Thumbnail
    View/Open
    D - HELENA LEOMIR DE SOUZA BATINIK.pdf (10.62Mb)
    Date
    1993
    Author
    Bartnik, Helena Leomir de Souza
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educadores - Estudo e ensino (Primeiro grau) - Cascavel (PR)
    Educadores - Formação
    Professores de ensino de primeiro grau - Formação
    Professores - Formação
    Sociologia educacional
    Dissertações - Educação
    Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O presente estudo se propôs a analisar criticamente a contribuição do educador na organização do trabalho pedagógico nas escolas de 1º grau, da localidade de Cascavel - Estado do Paraná, bem como identificar sua contribuição na formação da consciência social e política da comunidade em geral. Alguns pontos de partida constituíram as preocupações centrais dessa investigação: 1. a insatisfação de pais, professores e alunos quanto ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem; 2. a falta de consistência teórica existente entre os profissionais da educação, para atuar no ensino de 1º e 2º graus e vencer os enfrentamentos que surgem no cotidiano dessas escolas; 3. as distâncias que continuam existindo entre os três graus de ensino, no contexto da educação, devido a ausência de uma articulação dos educadores; 4. a dissociação existente entre a ação curricular e as alternativas de uma gestão democrática consistente, que possibilite a "práxis" desejada; 5. as dificuldades imensas enfrentadas pelas Universidades Estaduais e Federais Brasileiras, face ao desempenho de sua função social, as quais não conseguem atender os ex-alunos com cursos de atualização. Dentro dessa perspectiva, procedeu-se uma análise histórica e teórica dos Cursos de Formação do Educador, assim como, dos princípios norteadores da ANFOPE, visando delinear alguns encaminhamentos para uma nova organização do trabalho pedagógico nas escolas, fundamentado nos seguintes pressupostos: - a formação dos profissionais da educação e sua função de intelectual organizador da cultura na escola e na sociedade; - a compreensão da educação na perspectiva de totalidade como uma categoria básica no processo de transmissão e reelaboração dos conteúdos científicos; - a gestão social e democrática como eixo central do processo de administração colegiada, - a educação permanente e a criatividade como um instrumento para o fortalecimento da formação dos profissionais que atuam nas escolas. Os dados da realidade foram coletados em dois momentos em 1991, em encontros e seminários, coordenados pela autora, com Diretores, Supervisores, Orientadores Educacionais e Professores da Rede Municipal de ensino de Cascavel; em 1992, visando estender o campo da investigação, foram realizadas entrevistas abertas não estruturadas à professores do ensino de 1º grau ,pertencentes a rede Estadual e atuantes em diferentes áreas dos currículos. O método utilizado no Estudo do Campo foi a da análise de conteúdo dos fragmentos dos discursos dos informantes ao nível de suas "práxis". Diante dos resultados obtidos, cabe reafirmar a necessidade de inserir no processo de reelaboração dos conteúdos os interesses e expectativas dos alunos, de tal forma que possam suscitar neles, o fascínio pela apropriação do conhecimento e a busca constante de um saber inovador.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/68273
    Collections
    • Dissertações [757]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV