Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Maria Lucia Faria, 1944-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorFerreira, Eliana Eik Borgespt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T14:26:53Z
dc.date.available2022-11-18T14:26:53Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68250
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Faria Moropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 136-142pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho é o de verificar nas interações professor-alunos de pré-escola, relativas à disciplina na sala de aula, sinais que indiquem avanços em direção a contratos de respeito mútuo. Existindo esses sinais, quer se saber: quais são eles e como eles aparecem. O estudo em campo é de caráter etnográfico. Foram realizadas vinte observações em duas salas de aula de jardim II, com crianças na idade de 4/5 anos. As observações foram registradas de forma manuscrita, resultando em protocolos detalhados de todos os dados brutos. Em cada protocolo foram identificados os respectivos episódios classificados conforme critérios anteriormente definidos. A análise qualitativa feita em diferentes níveis descritivos aponta para a existência de diferentes tipos de interação professor-alunos em sala de aula e para a possibilidade de classificação dessas interações em quatro categorias. Foi verificado uma predominância de categorias com maior presença de indicadores de possíveis contratos de respeito mútuo. E assim apoiada a hipótese de que interações sociais que estimulem a reciprocidade, a troca de pontos de vista, a construção conjunta e a discussão constante das regras de relacionamento interpessoais e de disciplina, contenham indícios de avanços em direção aos contratos de respeito mútuo. Embora as crianças da idade estudada ainda não tenham a possibilidade de superar totalmente comportamentos centrados em si próprias, há a possibilidade de que interações como as encontradas contribuam, na acepção piagetiana, para a evolução das relações de respeito unilateral para as relações de respeito mútuo e da heteronomia para a autonomia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aim is to verify in interactions teacher-students of preschool, relative to the discipline in the classroom, signs that indicate advance in direction to contract of mutual respect. Existing these signs, it is to know: what they are and how they appear. This study it is of ethnography character. Twenty observations were made in two classroom s of kindergarten II, with children age of 4/5 years old. These observations were made handwritten (manuscript) resulting in detailed protocols with gross data. The respective episodes were identified in each protocol classified according to pre-established criteria. The qualitative analysis was made in different description levels point to the existence of different classification in four categories. It was verified a predominance of categories with larger presence of possible indicators of mutual respect contracts. It is thus supported the hypothesis of that social interactions that stimulate the reciprocity, the exchange of point of view, the constructions of collective and the constant discussion of rules of interpersonal relationship and of discipline indicate the advances in direction to the contracts of mutual respect. Although children in this age are not possible to overcome the entire self-centered behavior on themselves yet, there is the possibility that interaction as the ones found contribute to Piaget's theory, that evolution of unilateral respect relationship to the evolution of mutual respect relationship from heteronomy to autonomy.pt_BR
dc.format.extent142 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectProfessores e alunos - Respeitopt_BR
dc.subjectProfessores e alunos - Interação socialpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleIndicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples