dc.contributor.advisor | Moser, Alvino, 1933- | pt_BR |
dc.contributor.author | Campestrini, Danilo, 1946- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-18T19:03:59Z | |
dc.date.available | 2022-08-18T19:03:59Z | |
dc.date.issued | 1994 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/68234 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alvino Moser | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 110-114 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A finalidade das instituições escolares é o conhecimento e a sua transmissão. Entre os diferentes tipos de saber, o conhecimento científico tem lugar de destaque. Ora, o currículo escolar é o organizador dos conteúdos e dos métodos de ensino e, portanto, é o mediador deste conhecimento. Colocadas estas pressuposições, quer-se empreender uma busca de reflexão para determinar o modo pelo qual o currículo faz esta mediação. O objetivo deste estudo é, pois, de descobrir os "mecanismos" internos e externos, sejam pedagógicos, políticos ou epistemológicos, que orientam a escolha dos conhecimentos ou do saber escolar. Para fazer a análise, a Dissertação foi dividida em três partes. Na primeira parte estuda-se a concepção, os fundamentos e os diversos paradigmas curriculares considerados no Brasil. Esta exposição pretende fornecer instrumentos críticos para melhor compreender a questão: quais os mecanismos subjacentes à mediação curricular do saber. Este capítulo termina com um breve resumo sobre a história do currículo no Brasil que são embasados em TYLER, Michael APPLE, HABERMAS. A segunda parte trata especificamente do conhecimento em geral, do conhecimento científico e do saber escolar em particular. Faz-se isto do ponto de vista fenomenológico e com uma referência especial a FEYERABEND. Finalmente, o terceiro capítulo, a parte final, responde ao problema colocado, isto é, como se faz a seleção dos conteúdos de ensino na planificação escolar. Para isto identificam-se critérios de seleção e seus fundamentos. Conclui-se com diretrizes para uma política de conhecimento e de formação dos professores visando uma escola democrática e mais justa. | pt_BR |
dc.format.extent | 114 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Curriculos - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Curriculos - Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A mediação do conhecimento via currículo : uma proposta de reflexão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |