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dc.contributor.advisorMoser, Alvino, 1933-pt_BR
dc.contributor.authorCampestrini, Danilo, 1946-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T19:03:59Z
dc.date.available2022-08-18T19:03:59Z
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68234
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alvino Moserpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 110-114pt_BR
dc.description.abstractResumo: A finalidade das instituições escolares é o conhecimento e a sua transmissão. Entre os diferentes tipos de saber, o conhecimento científico tem lugar de destaque. Ora, o currículo escolar é o organizador dos conteúdos e dos métodos de ensino e, portanto, é o mediador deste conhecimento. Colocadas estas pressuposições, quer-se empreender uma busca de reflexão para determinar o modo pelo qual o currículo faz esta mediação. O objetivo deste estudo é, pois, de descobrir os "mecanismos" internos e externos, sejam pedagógicos, políticos ou epistemológicos, que orientam a escolha dos conhecimentos ou do saber escolar. Para fazer a análise, a Dissertação foi dividida em três partes. Na primeira parte estuda-se a concepção, os fundamentos e os diversos paradigmas curriculares considerados no Brasil. Esta exposição pretende fornecer instrumentos críticos para melhor compreender a questão: quais os mecanismos subjacentes à mediação curricular do saber. Este capítulo termina com um breve resumo sobre a história do currículo no Brasil que são embasados em TYLER, Michael APPLE, HABERMAS. A segunda parte trata especificamente do conhecimento em geral, do conhecimento científico e do saber escolar em particular. Faz-se isto do ponto de vista fenomenológico e com uma referência especial a FEYERABEND. Finalmente, o terceiro capítulo, a parte final, responde ao problema colocado, isto é, como se faz a seleção dos conteúdos de ensino na planificação escolar. Para isto identificam-se critérios de seleção e seus fundamentos. Conclui-se com diretrizes para uma política de conhecimento e de formação dos professores visando uma escola democrática e mais justa.pt_BR
dc.format.extent114 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCurriculos - Brasilpt_BR
dc.subjectCurriculos - Planejamentopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA mediação do conhecimento via currículo : uma proposta de reflexãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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