Nível de satisfação dos associados e estratégias de fidelização em cooperativas de crédito : segmento agro
Resumo
Resumo :Este artigo tem como objetivo analisar o nível de satisfação dos associados da Cooperativa Sicredi Progresso PR/SP especificamente na agência de Dez de Maio que conta com pouco mais de 900 associados atualmente, e cerca de 70% do total pertence ao segmento do agronegócio, avaliando a influência da confiança, da transparência, da fidelização, do comprometimento, da cooperação e do poder no relacionamento. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e quantitativo, onde foram aplicadas entrevistas com perguntas avaliativas e abertas aos atendentes desse publico, ou seja, gestores da carteira agro de algumas agencias da Cooperativa que abrangem a região Oeste do Paraná e outra entrevista aos associados desse segmento dispostos a colaborar de forma anônima, podendo haver possíveis confrontos entre as opiniões das duas partes. Saber o que o associado espera e quer encontrar nesta instituição e um dos primórdios do relacionamento. E então, a partir desses índices, identificar fatores para fidelizar o associado na cooperativa, tendo ela como primeira opção.