Planejamento tributário em agências de publicidade de pequeno e médio porte : regularidade fiscal no cenário de crise brasileiro
Resumo
Resumo :O presente trabalho teve por objetivo identificar quais são os desafios para a manutenção da regularidade fiscal de agências de publicidade de pequeno e médio porte no cenário de crise brasileiro aliados ao planejamento tributário. A metodologia da pesquisa aplicada caracteriza-se como do tipo descritiva que foi aplicada por meio de um estudo de caso em uma agência de publicidade localizada na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Por questões de sigilo comercial, a agência de publicidade não foi identificada, sendo utilizado um nome fictício para fins acadêmicos. Foi necessário verificar a estrutura organizacional do segmento publicitário considerando suas práticas contábeis, mapear os principais pontos de conflito para o planejamento tributário em agências de publicidade de pequeno e médio porte e por fim consolidar as informações para apresentar uma proposta de melhorias. A partir do estudo detalhado do cenário ao qual o segmento publicitário está inserido, identificaram-se os principais desafios para a manutenção da regularidade fiscal. Percebe-se que os desafios estão relacionados com os altos custos e despesas de folha de pagamento para manter a operação de uma agência de propaganda, e também com a alta carga tributária incidente sobre os serviços de publicidade.