Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMeireles, Victor Hugo Brandão, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherFerrarini, Norma da Luz, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-01T22:39:24Z
dc.date.available2020-09-01T22:39:24Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68029
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Norma da Luz Ferrarinipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 06/04/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 188-192pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os processos de estigmatização e discriminação são construídos histórica e culturalmente e são exercidos a partir das relações sociais de poder que operam pelo modo de produção capitalista e legitimam o fenômeno da heteronormatividade. Esse fenômeno emerge como sentidos subjetivos configurados em uma lógica baseada em práticas que determinam uma única forma de vivenciar a sexualidade. A produção capitalista desenvolve suas formas de opressões pela heteronormatividade e estrutura toda uma dimensão objetiva e subjetiva de desigualdades sociais. A presente pesquisa baseou-se na Epistemologia Qualitativa, Teoria da Subjetividade e Método Construtivo-Interpretativo propostos por Fernando González Rey, que tem como base a Psicologia Cultural-Histórica e o materialismo histórico e dialético. Teve como objetivo analisar as implicações da heteronormatividade, através dos processos de estigmatização e discriminação, nas subjetividades de jovens universitários gays cisgêneros. Os objetivos específicos foram: identificar práticas e expressões da heteronormatividade produzidas pela discriminação e estigmatização a estudantes gays cisgêneros nos espaços sociais onde estão inseridos; Analisar os sentidos subjetivos produzidos no espaço conversacional sobre experiências de discriminação e estigmatização vivenciadas por esses estudantes; Analisar expressões da heteronormatividade presentes na subjetividade social a partir dos sentidos subjetivos produzidos pelos estudantes gays cisgêneros; e produzir novas zonas de inteligibilidade sobre as temáticas da identidade gay, da heteronormatividade e da discriminação e estigmatização contra a diversidade sexual e de gênero na perspectiva da Teoria da Subjetividade de abordagem Cultural-Histórica. A pesquisa demonstrou, a partir do processo de construção e interpretação das informações, que pela Teoria da Subjetividade foram produzidas zonas de inteligibilidade sobre as temáticas da heteronormatividade, de estigmatização e discriminação, sobre o processo de "sair do armário" e identidade gay. Foram realizados quatro encontros, aqui denominados espaços conversacionais, com cincos jovens universitários cis-gays de uma universidade pública de diferentes cursos. As temáticas discutidas nos encontros foram escolhidas pelos próprios participantes, sendo elas "Identidade: estereótipos e regras sociais" e "Sair do armário: estigmas e vivências". O fenômeno da heteronormatividade implicou-se nas subjetividades dos jovens cis-gays através de práticas e discursos discriminatórios presentes nas subjetividades sociais de diferentes espaços sociais, ocasionando sofrimento ético-político. Conclui-se ser a Subjetividade Social uma categoria teórica da Teoria da Subjetividade fundamental para compreender as configurações subjetivas da vida gay. A partir disso, propõe-se uma definição de identidade gay como uma configuração subjetiva contraditória e complexa composta por sentidos subjetivos simbólicos-emocionais diversos provenientes de diferentes experiências e vivências da vida concreta. O "sair do armário" como um processo singular e social contraditório que torna uma possível identidade legítima na sociedade. A universidade pública, como qualquer instituição social, reproduz as contradições da sociedade. Entretanto, demonstrou nesta pesquisa ter constituído um espaço capaz de promover saltos qualitativos para superar práticas e discursos discriminatórios e estigmatizantes. Palavras-chaves: Heteronormatividade; Estigmatização e Discriminação; Identidade Gay; Universidade; Teoria da Subjetividade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The stigmatization and discrimination process are historically built and culturally exercised based on the social relations of power that operate by the capitalist mode of production and legitimize the phenomenon of heteronormativity. This phenomenon emerges as subjective meanings set in a logic based on practices that determine a single way of experiencing sexuality. The capitalist production develops its forms of oppression through heteronormativity, and structures an entire objective and subjective dimension of social inequalities.This research was based on Qualitative Epistemology, Theory of Subjectivity and Constructive-Interpretive Method proposed by Fernando González Rey, which is based on Cultural-Historical Psychology and historical and dialectical materialism. Our goal was to investigate the implications of heteronormativity produced by processes of stigmatization and discrimination on the subjectivities of cisgender gay university students.The specific objectives were: identify practices and expressions of heteronormativity produced by discrimination and stigmatization of cisgendered gay students in the social spaces where they are inserted; Analyze the subjective meanings produced in the conversational space about experiences of discrimination and stigmatization experienced by these students; Analyze expressions of heteronormativity in social subjectivity from the subjective senses produced by gay cisgender students; and produce new areas of intelligibility on the themes of gay identity, heteronormativity, discrimination and stigmatization against sexual and gender diversity from the perspective of the Theory of Subjectivity with a Cultural-Historical approach. The research demonstrated, from the process of construction and interpretation of informations, that through the Theory of Subjectivity, intelligibility zones were produced on the themes of heteronormativity, stigmatization and discrimination, on the process of "coming out of the closet" and gay identity. Four meetings were held, here called conversational spaces, with five young cis-gay students from different courses of a public university. The themes discussed at the meetings were chosen by the participants themselves, namely "Identity: stereotypes and social rules" and "Coming out of the closet: stigmas and experiences". The phenomenon of heteronormativity has been implicated in the subjectivities of young cis-gays through discriminatory practices and discourses present in the social subjectivities of different social spaces, causing ethicalpolitical suffering. We conclude that Social Subjectivity is a theoretical category of the Theory of Subjectivity that is fundamental to understand the subjective configurations of the gay life. From this, it is proposed a definition of gay identity as a contradictory and complex subjective configuration composed of different subjective symbolic-emotional meanings from different experiences of concrete life. The "coming out of the closet" as a singular and contradictory social process that makes a possible identity legitimate in society. The public university, like any social institution, reproduces the contradictions of society. However, it demonstrated in this research to have constituted a space capable of promoting qualitative leaps to overcome discriminatory and stigmatizing practices and discourses. Key-words: Heteronormativity; Stigmatization and Discrimination; Gay Identity; University; Subjectivity Theory.pt_BR
dc.format.extent200 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstudantes universitariospt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia)pt_BR
dc.subjectHomossexuaispt_BR
dc.subjectDiscriminação de sexopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleHeteronormatividade e suas implicações nas subjetividades de jovens universitários cis-gays sob a perspectiva da teoria da subjetividadept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples