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dc.contributor.advisorCosta, Paulo Roberto Neves, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorMachado, Marília Correiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T22:56:56Z
dc.date.available2020-10-27T22:56:56Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/68019
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Neves Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa : Curitiba, 12/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 54-59pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho analisa o perfil dos candidatos autodeclarados empresários a prefeito nas eleições municipais de 2012 e 2016, com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre empresários que adentram na vida política. Considerando isso, pretende-se também, contribuir para os estudos de perfil político desse determinado grupo presente nas disputas eleitorais, passando pela seleção intrapartidária. Em seguida, busca-se avaliar a quantidade de candidatos empresários eleitos e não eleitos, verificando possíveis padrões entre eles; as ideologias partidárias; se estariam presentes em municípios bilionários; o tamanho do patrimônio declarado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE); o sexo e as regiões geoeconômicas em que se candidatam. A metodologia escolhida é a análise exploratória dos dados. As técnicas analíticas são a Análise Estatística Descritiva, a Análise de Correspondência Múltipla (ACM) e o teste de qui-quadrado. A ACM visa a encontrar associações entre as variáveis de pesquisa. Esse modelo apresentou resultados interessantes, entretanto, para estudar mais a fundo, utilizou-se do teste qui-quadrado, responsável por comparar as frequências, evidenciando a força de associação entre as variáveis. Na conclusão, constatou-se que as variáveis 'eleito' e 'não eleito' não demonstraram uma correlação com nenhuma das variáveis, impossibilitando uma coleta de padrões. Além disso, foi possível visualizar diferentes padrões de candidatos conforme as regionalidades analisadas. Como resultado, foram analisadas 11 associações entre as variáveis de pesquisas, feitas com o teste qui-quadrado, comprovando que duas delas não estavam associadas, mas que as outras nove possuíam correlação. Em conclusão, observou-se que a maioria dos candidatos não concorrem nos municípios bilionários, porém os que concorrem possuem majoritariamente alto patrimônio e ensino educacional superior, enquanto nos outros municípios o padrão seria de ensino escolar médio e baixo patrimônio. Inclusive, a variável patrimônio não gerou impacto no gráfico de dimensões da ACM, pois há uma diferença numérica baixa entre o alto e o baixo patrimônio. Apesar de a maioria dos candidatos ser do sexo masculino, o sexo feminino destaca-se pelo número alto de escolaridade superior e médio, do mesmo modo que os homens. O teste de qui-quadrado conseguiu destacar que os candidatos das regiões Centro-Sul e Amazônica possuíam alto patrimônio, enquanto nos da região Nordeste predominou o baixo patrimônio. Palavras-chave: Empresário; eleições municipais; partidos políticos; ideologia; perfil político.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research analyzes the profile of self-declared businessmen for mayor candidates in the 2012 and 2016 municipal elections, with the purpose of deepening the knowledge about businessmen who enter political life. Considering this, it is also intended to contribute to the studies of the political profile of a certain group present in the electoral disputes, going through the intra-party selection. Then, the aim is to evaluate the number of elected and unelected business candidates, checking possible patterns between them; party ideologies; whether they would be present in billionaire municipalities; the size of the assets declared in the Superior Electoral Court (TSE); sex and geo-economic regions in which they apply. The chosen methodology is exploratory data analysis. The analytical techniques are Descriptive Statistical Analysis, Multiple Correspondence Analysis (ACM) and the chi-square test. ACM aims to find associations between research variables. This model presented interesting results, however, to study more in depth, we used the chi-square test, responsible for comparing frequencies, showing the strength of association between variables. In conclusion, it was found that the variables 'elected' and 'unelected' did not show a correlation with any of the variables, making it impossible to collect patterns. In addition, it was possible to visualize different patterns of candidates according to the regionalities analyzed. As a result, 11 associations between the research variables were analyzed using the chi-square test, proving that two of them were not associated, but that the other nine were correlated. In conclusion, it was observed that the majority of candidates do not compete in billionaire municipalities, but those who compete have mostly high patrimony and higher education, while in other municipalities the standard would be high school and low patrimony. In fact, the patrimony variable did not impact the ACM dimension chart, as there is a low numerical difference between high and low. Although the majority of the candidates are male, the female sex stands out for the high number of upper and middle schooling, in the same way as men. The chi-square test was able to highlight that candidates from the Center-South and Amazon regions had high patrimony, while in the Northeast region, low patrimony predominated. Keywords: Entrepreneur; municipal elections; political profile; political parties; ideology.pt_BR
dc.format.extent65 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEleições municipais - Brasilpt_BR
dc.subjectPartidos politicospt_BR
dc.subjectCandidatos políticospt_BR
dc.subjectEmpresarios - Brasilpt_BR
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.titleOs prefeitos empresários : análise de perfil dos candidatos nos municípios brasileiros nas eleições de 2012 e 2016pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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