Show simple item record

dc.contributor.advisorSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Marilete Terezinha Marqueti de, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-13T18:14:28Z
dc.date.available2020-08-13T18:14:28Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/67890
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sápt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/03/2020pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 261-273pt_BR
dc.description.abstractResumo: A docência como uma atividade complexa (MORIN, 2000; 2011; 2014) exige uma multiplicidade de saberes (GAUTHIER et al., 2013; TARDIF, 2013; SHULLMAN, 1987; MISHRA; KOEHLER, 2008; PIMENTA, 2012; AZZI, 2012; FIORENTINI et al., 1998), que estão constantemente em construção e reconstrução. O contexto da cibercultura (LEMOS, 2013; LEVY, 1999; SANTAELLA, 2003) coloca aos professores a necessidade do saber tecnológico. A pesquisa desenvolvida visa compreender como o saber tecnológico é construído a partir da utilização, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais na prática pedagógica (SANTOS, 2014; BEHRENS, 2009; VEIGA, 1992; NADAL, 2016) do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas tessituras com os demais saberes docentes no contexto da cibercultura, à luz da Epistemologia da Complexidade (MORIN, 2000; 2011; 2014; PETRAGLIA, 2008; SÁ, 2013; BEHRENS, 2009; MORAES, 2008). A pesquisa de abordagem qualitativa, (LUDKE; ANDRÉ, 2015), se estruturou no estudo de caso (YIN, 2005) em duas etapas: a primeira exploratória para a seleção da amostragem gradual, seguida pelo estudo de caso único. Os dados foram obtidos por meio de questionários, observação, análise documental e entrevistas, o que permitiu uma triangulação dos dados. Os métodos de análise envolveram análise documental (CELLARD, 2012) e análise de conteúdo (BARDIN, 2010; SALDAÑA, 2013). Os resultados da pesquisa permitem defender a tese de que o saber tecnológico pode ser considerado um saber necessário à docência no contexto da cibercultura, na medida em que é exigido e mobilizado na/pela prática pedagógica. Sua construção é influenciada pela multidimensionalidade contextual, pelas condições subjetivas e intersubjetivas e pela religação dos saberes docentes. Assim, a Epistemologia da Complexidade ajuda a entender que a construção do saber tecnológico se faz por diferentes caminhos, em contextos distintos, na relação com o outro em movimentos de ordem, desordem, organização e interações. Essa tese contribuí academicamente para a prática pedagógica docente ao traçar um caminho possível para a construção desse saber, cada vez mais pertinente para viver na sociedade contemporânea. Palavras-chave: Saber tecnológico. Saberes docentes. Complexidade. Cibercultura. Tecnologias e Mídias digitais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Teaching as a complex activity (MORIN, 2000; 2011; 2014) requires a multiplicity of knowledge (GAUTHIER et al., 2013; TARDIF, 2013; SHULLMAN, 1987; MISHRA; KOEHLER, 2008; PIMENTA, 2012; AZZI, 2012; FIORENTINI et al., 1998), which are constantly under construction and reconstruction. The context of cyberculture (LEMOS, 2013; LEVY, 1999; SANTAELLA, 2003) poses to teachers the need for technological knowledge. The developed research aims to understand how technological knowledge is built from the use, integration and appropriation of technologies and digital media in the pedagogical practice (SANTOS, 2014; BEHRENS, 2009; VEIGA, 1992; NADAL, 2016) of the teacher of the early years of elementary school, in the textures with other teaching knowledge in the context of cyberculture, in the light of the Epistemology of Complexity (MORIN, 2000; 2011; 2014; PETRAGLIA, 2008; SÁ, 2013; BEHRENS, 2009; MORAES, 2008). The qualitative research, (LUDKE; ANDRÉ, 2015), was structured in the case study (YIN, 2005) in two stages: the first exploratory for the selection of the gradual sampling, followed by the single case study. The data were obtained through questionnaires, observation, document analysis and interviews, which allowed for a triangulation of the data. The methods of analysis involved document analysis (CELLARD, 2012) and content analysis (BARDIN, 2010; SALDAÑA, 2013). The research results allow us to defend the thesis that technological knowledge can be considered a necessary knowledge for teaching in the context of cyberculture, insofar as it is required and mobilized in/by pedagogical practice. Its construction is influenced by the contextual multidimensionality, by the subjective and intersubjective conditions and by the reconnection of the teaching knowledge. Thus, the Epistemology of Complexity helps to understand that the construction of technological knowledge takes place in different ways, in different contexts, in the relationship with the other in movements of order, disorder, organization and interactions. This thesis contributed academically to the teaching pedagogical practice by tracing a possible path for the construction of this knowledge, which is increasingly relevant to live in contemporary society. Keywords: Technological knowledge. Teaching knowledge. Complexity. Cyberculture. Technologies and digital media.pt_BR
dc.format.extent312 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record