A imagem do Brasil no discurso jornalístico da revista alemã Der Spiegel
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Data
2015Autor
Hóllas, Gabriella Silveira, 1987-
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Resumo: As recentes mudanças no cenário político-econômico brasileiro, como o desenvolvimento da economia na década passada e as mudanças na estrutura social, juntamente com a realização de grandes eventos internacionais, têm colocado o Brasil sob o foco da mídia internacional. Sob a perspectiva discursiva, reportar sobre um país estrangeiro, sua diversidade cultural e seu povo leva-nos a uma representação sujeita a interpretações atreladas a posicionamentos ideológicos, sendo jamais neutra ou imparcial. Assim, o discurso, como o veiculado por uma determinada instância jornalística, não existe de forma isolada, mas constitui-se a partir das condições de produção, pelo lugar de fala do enunciador, pelo posicionamento ideológico em que este se insere e demais discursos que o atravessam no interior do universo interdiscursivo. Deste modo, com base no referencial teórico da Análise de Discurso de linha francesa, elaborada por Dominique Maingueneau, esta dissertação visa investigar a imagem do Brasil na mídia alemã. Para tanto, nossa pesquisa se propõe a analisar matérias veiculadas sobre o Brasil na Revista semanal Der Spiegel e a verificar o posicionamento discursivo da linha editorial da Revista em relação ao nosso país. A dissertação apresenta, primeiramente, um levantamento quantitativo das cerca de 420 matérias coletadas, publicadas entre janeiro de 2013 a julho de 2014 na versão impressa e na online da Revista, e organizadas de acordo com uma divisão temática proposta por nós. Dessa forma, podem-se verificar os assuntos mais abordados e que estiveram no foco da mídia no período delimitado. Em seguida, é realizado o estudo discursivo das sequências selecionadas entre as temáticas mais recorrentes, como Copa do Mundo, Jornadas de Junho e Cultura e Turismo, por exemplo. Para realizar nossa análise, estabelecemos como base três parâmetros: 1) seleção lexical 2) articuladores e 3) modalização autonímica. Para finalizar, realizamos uma reflexão entre as análises desenvolvidas e os discursos pré-existentes a respeito do Brasil, identificando uma retomada, seja de validação ou de contestação, dos discursos que constroem a imagem do país como o da alegria, do carnaval e do futebol. Palavras-chave: Análise do Discurso. Discurso jornalístico. Alemanha. Brasil. Identidade discursiva. Abstract: Recent changes in the Brazilian political-economic scenario, such as the economic development in the past decade and the social changes, along with international big events, put Brazil in the spotlight of international media. Reporting about a foreign country though, its culture and its people lead us to a representation subject to interpretations attached to ideological positions and it is never neutral or impartial. This way, the discourse, such as the journalistic, does not exist isolated, but it consists of conditions of production, ideological position and other discourses, which interact with them inside the universe of interdiscourse. In doing so, with the theoretical background of the French perspective of Discourse Analysis by Dominique Maingueneau, this work aims at examining Brazil's image in the German media by analyzing news report published by the weekly magazine Der Spiegel and verifying the discursive position of its editorial line regarding our country. This dissertation firstly presents a quantitative survey of the around 420 news report published between January 2013 and July 2014 in printed and online forms and organized according to a thematic division. In this way, we can examine the most approached topics, which were in the media's spotlight during that time. Next, the study of the selected discursive sequels between the most recurrent topics (e.g. World Cup, the June Protests and Culture and Tourism) is accomplished. Our analyze was based in three parameters: 1) lexical selection 2) textual articulators 3) modalization. At last, we make reflections on the analyses and on the preexistent discourses about Brazil by identifying a validation or contestation recovery from discourses which build the country's image of joy, carnival and soccer. Key-words: Discourse Analyses. Journalistic Discourse. Germany. Brazil. Discursive Identity .
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